O indicador do clima económico das empresas (ICEE) registou uma recuperação ténue nos primeiros três meses de 2022 se comparado com o último trimestre de 2021, situação que constitui um prolongamento da recuperação iniciada no quarto trimestre de 2021.

Esta conjuntura favorável foi influenciada pelas perspectivas de subida de emprego, apesar da procura futura ter registado uma perspectiva de queda substancial no mesmo período de referência.

Tendência do indicador do Clima Económico por trimestre

A avaliação favorável do clima económico no primeiro trimestre deveu-se, sectorialmente, à apreciação positiva do indicador no sector da produção industrial, que suplantou os sectores do comércio e de serviços que registaram um andamento negativo se comparado com o trimestre anterior.

Perspectiva de emprego positiva no I trimestre

O indicador da perspectiva de emprego registou um aumento ligeiro no primeiro trimestre de 2022, facto que acontece pelo segundo trimestre consecutivo, tendo assim o respectivo saldo atingido o nível mais alto dos últimos três trimestres da respectiva série cronológica.

Essa recuperação deveu-se à apreciação positiva do indicador no sector da produção industrial, tendo assim suplantado os restantes sectores inquiridos que registaram ligeiras quedas.

Empresas com constrangimentos diminuem 3% no primeiro trimestre

Em média, 39% das empresas inquiridas enfrentou algum obstáculo no primeiro trimestre, situação que representou uma diminuição de 3% de empresas com constrangimentos face ao trimestre anterior. A queda da proporção de empresas com limitação da actividade no trimestre em análise foi influenciada, principalmente, pela redução de empresas com dificuldades nos sectores de comércio e da produção industrial face ao trimestre anterior.

Os sectores com maior frequência relativa de empresas com constrangimentos foram as actividades da produção industrial (45%) e dos serviços (42%).

VEJA MAIS DETALHES AQUI

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui