Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Conteúdo local e energias renováveis dominam o fim da conferência de energia e indústria

O painel em alusão foi composto por Agnaldo Laice, Gidião MBanze e Samora Machel Jr, gestores gerais e Presidente de Conselho de Administração de TWIGG Exploration&Mining, da Grafex Lda/Triton Minerals Ltd e Montepuez Ruby Mining, respectivamente.

Sobre o conteúdo local, Mbanze referiu-se à necessidade de as empresas nacionais garantirem que prestam serviços respeitando o termos  acordados no processo do “procurement”. O gestor contou que “há empresas que se comprometem a prestar determinados serviços, mas depois não cumprem as suas responsabilidades”.

Agnaldo Laice e Samora Machel Jr caracterizaram o actual ambiente de negócios na província de Cabo Delgado, referindo-se que neste momento, as empresas estão a reeguer-se do “stress” causado por instabilidade que vinha assolando a região.

Os empresários disseram que um dos aspectos importantes agora é cooperação entre as firmas, pois tal vai possibilitar consolidar um ecossistema de negócios favorável tanto para as multinacionais como para as empresas locais.

Actuando em Cabo Delgado, o empresariado da província referiu-se ao envolvimento do governo, cujos esforços reflectem-se na tomada de medidas favoráveis para as empresas que operam naquele ponto do país e não só. Machel Júnior disse, entretanto, que é crucial reduzir os processos burocráticos para acelarar as operações dos projectos.

No evento, o debate tambem girou em torno de energias renováveis, tendo dois paineis que abordaram sobre a temática, terem ressaltado que o país tem condições para destacar-se neste pilar de desenvolvimento energético. Os painelistas, referiram-se, por exemplo, que Moçambique possui quantidades significativas de hidrogénio, que pode ser aproveitado para a resiliência climática.

Os conferencistas ressalvaram que o sucesso das energias renováveis depende muito de investimento no sector e cooperação entre os países.

A introdução de novas tecnologias, a abertura de oportunidades de financiamento de contratos entre as empresas do sector energético também foram temas que estiveram na mesa de discussões.

A Conferência de Energia e Indústria que começou na terça-feira na cidade de Maputo também aconteceu na província de Cabo Delgado nos dias 30 e 31 de Maio, a convite do governo local, dada a pertinência do evento para o empresariado local. Este ano, a Energy&Industry Summit 2023 aconteceu na sua segunda edição consecutiva.

 

 

 

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...