Sábado, Julho 12, 2025
spot_img

EDM recupera 95% da rede eléctrica danificada pelo ciclone Chido em Cabo Delgado

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou ter recuperado 95% das infra-estruturas eléctricas destruídas pelo ciclone Chido na província de Cabo Delgado. A informação foi avançada pelo director da EDM em Pemba, Hermínio Assamo, em entrevista à Rádio Moçambique nesta Quinta-feira, 30 de Janeiro.

Segundo Assamo, os trabalhos de reposição decorrem a bom ritmo, restando apenas 40 quilómetros da rede de média tensão para atingir a recuperação total. As intervenções pendentes concentram-se no troço Muepane-Impire, no distrito de Metuge, e na região de Nipataco, no distrito de Ancuabe. A conclusão total está prevista para meados de Fevereiro.

No distrito de Mecúfi, um dos mais afectados pelo ciclone, a energia já foi restabelecida, faltando apenas algumas comunidades. “Nosso foco agora é a reposição da média tensão, especialmente em Metuge, onde ainda precisamos restabelecer seis Postos de Transformação (PT) na zona da penitenciária. Até amanhã, acreditamos que conseguiremos alimentar essa área, assim como a vila de Niesse”, explicou Assamo.

Além disso, a EDM já restabeleceu a energia em Morripa, onde trabalha na recuperação de um segundo PT, e em Tutuque, onde resta concluir 28 ligações de baixa tensão. Ao todo, 76 mil dos 80 mil clientes afectados pelo ciclone já voltaram a ter acesso à electricidade.

O ciclone Chido atingiu Moçambique a 15 de Dezembro, provocando chuvas superiores a 250 milímetros em 24 horas e ventos de até 120 km/h. Na província de Cabo Delgado, os distritos mais afectados foram Mecúfi, Metuge, Chiúre e Pemba, seguidos por Namuno, Montepuez e Balama. Estima-se que 272 mil pessoas tenham sido atingidas.

De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), o ciclone causou 120 óbitos, 868 feridos e danos significativos, incluindo 70 mil casas destruídas, 52 unidades sanitárias afectadas e prejuízos em 250 escolas.

Noticias Relacionadas

Sul-africana Eskom comprou 66% da eletricidade da barragem moçambicana de Cahora Bassa

“Neste ano de 2025, além de implementar projetos de...

Governo autoriza EDM e HCB a subscreverem 30 % das acções da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Em reunião realizada na 24.ª sessão ordinária do Conselho...

Projecto de Central Eléctrica a Gás Natural em Nacala entra em Consulta Pública

O distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula, prevê...

GET.invest Moçambique mobiliza 12,5 milhões de euros para energias renováveis

Desde 2019, o programa GET.invest Moçambique já mobilizou cerca...