google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

EDM recupera 95% da rede eléctrica danificada pelo ciclone Chido em Cabo Delgado

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou ter recuperado 95% das infra-estruturas eléctricas destruídas pelo ciclone Chido na província de Cabo Delgado. A informação foi avançada pelo director da EDM em Pemba, Hermínio Assamo, em entrevista à Rádio Moçambique nesta Quinta-feira, 30 de Janeiro.

Segundo Assamo, os trabalhos de reposição decorrem a bom ritmo, restando apenas 40 quilómetros da rede de média tensão para atingir a recuperação total. As intervenções pendentes concentram-se no troço Muepane-Impire, no distrito de Metuge, e na região de Nipataco, no distrito de Ancuabe. A conclusão total está prevista para meados de Fevereiro.

No distrito de Mecúfi, um dos mais afectados pelo ciclone, a energia já foi restabelecida, faltando apenas algumas comunidades. “Nosso foco agora é a reposição da média tensão, especialmente em Metuge, onde ainda precisamos restabelecer seis Postos de Transformação (PT) na zona da penitenciária. Até amanhã, acreditamos que conseguiremos alimentar essa área, assim como a vila de Niesse”, explicou Assamo.

Além disso, a EDM já restabeleceu a energia em Morripa, onde trabalha na recuperação de um segundo PT, e em Tutuque, onde resta concluir 28 ligações de baixa tensão. Ao todo, 76 mil dos 80 mil clientes afectados pelo ciclone já voltaram a ter acesso à electricidade.

O ciclone Chido atingiu Moçambique a 15 de Dezembro, provocando chuvas superiores a 250 milímetros em 24 horas e ventos de até 120 km/h. Na província de Cabo Delgado, os distritos mais afectados foram Mecúfi, Metuge, Chiúre e Pemba, seguidos por Namuno, Montepuez e Balama. Estima-se que 272 mil pessoas tenham sido atingidas.

De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD), o ciclone causou 120 óbitos, 868 feridos e danos significativos, incluindo 70 mil casas destruídas, 52 unidades sanitárias afectadas e prejuízos em 250 escolas.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Moçambique beneficia de apoio de 43,6 milhões de dólares para reforço da energia verde

AfDB financia nova linha de transporte para escoar...

HCB Prepara expansão da capacidade de produção energética

Empresa Anuncia Estudos Técnicos para Responder à Crescente...

Conferência Internacional destaca modernização da HCB como alicerce para consolidar Moçambique como centro energético regional

Destaques Presidente da República aponta modernização da HCB como...