Terça-feira, Maio 14, 2024
spot_img

Estado perde 70 milhões de meticais devido ao contrabando de recursos minerais

Obete Matine afirmou que o crime de contrabando de recursos minerais envolve cidadãos nacionais e estrangeiros. A fonte referiu que o Executivo está a criar condições para que o processo de formalização de operadores ilegais formalizem a actividade mineira.

“O Governo tem trabalhado em várias vertentes. A primeira vertente é tornar os infomais em formais. Algumas o são não porque querem ser informais, mais não conhecem os procedimentos. Outras são informais porque conhecem a Lei, mas enveredam pelo caminho clandestino”, explicou Matine.

Um dos fenómenos que o país tem estado a enfrentar é a mineração artesanal que faz parte das principais preocupações do Governo. Há dias, o Executivo anunciou que esta actividade continua a lesar o Estado em milhões.

Entre os minerais contrabandeados para fora do país estão o ouro e rubis. A uma dada altura, o Governo anunciou que compensaria os  denunciantes dos crimes de tráfico de pedras e metais preciosos, como uma das soluções para estancar o mal.

No entendimento das autoridades, esta e outras medidas permitiriam que o Estado arrecade os ganhos decorrentes de impostos e taxas devidos pela exploração e comércio daqueles recursos.

Entrevistas Relacionadas

Contribuição fiscal da Kenmare Resources alcançou 1,9 mil milhões de meticais em 2023

A Kenmare Resources, uma das principais produtoras globais de...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...