Sexta-feira, Setembro 13, 2024
spot_img

EXPO Dubai: retrospectiva da participação de Moçambique

A Exposição Internacional de Dubai 2020 decorrida entre 1 de Outubro de 2021 e 31 de Março de 2022 foi recentemente o maior evento de intercâmbio mundial, juntando homens de negócios, artistas e intervenientes de diversos sectores de actividade e Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

O evento estabeleceu um frente-a-frente que abordou cultura, tecnologia, política e negócios, reunindo mais de 200 intervenientes incluindo países, inovadores, ONG, empresários, criativos e universidades numa partilha de experiências. Com o lema “Conectar Mentes, Criar o Futuro”, a Expo 2020 é organizada e projectada para apresentar perspectivas de convivência humana no futuro em três pontos-chave que sugerem respectivos pavilhões: a sustentabilidade, a mobilidade e as oportunidades de exploração das potencialidades de todos.

O evento, que teve curso com um ano de atraso decorrente das exigências restritivas da Covid-19, comportou pavilhões de exposição de diversos países e respectivos dias nacionais. A participação de Moçambique foi organizada a nível do Governo que, para este efeito, criou o Comissariado Geral para a Expo Dubai 2020 (COGEDU). Esta entidade foi tutelada pelo Gabinete do Primeiro-Ministro e foi responsável pela execução das directrizes definidas pelo governo nas actividades da exposição que se estruturam em quatro pilares: energia, agricultura, turismo e infra-estruturas.

No dia 7 de Fevereiro (2022), celebrou-se o dia de Moçambique no evento, que contou com a direcção do Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário. Na abertura da celebração, destacaram-se a içada da bandeira de Moçambique no pavilhão, a entoação do hino nacional e a actuação dos artistas moçambicanos Valdemiro José, Onésia Maholove e Mr. Kuka. Ainda no dia de Moçambique, teve curso o Fórum de Negócios Moçambique-EAU que contou com a presença de autoridades e empresários de Moçambique e dos Emirados Árabes Unidos que tiveram a oportunidade de apresentar suas potencialidades e projectos de negócios.

Ao fim deste fórum, Moçambique sai com grandes perspectivas de estreitamento da cooperação económica com os Emirados Árabes Unidos. Em seu discurso de despedida, o Primeiro-Ministro garantiu aos empresários a criação de uma “task force” dos ministérios ligados às áreas de interesse dos empresários árabes, encabeçada pela Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) com o fim de tornar flexível a materialização dos interesses manifestados no Fórum.

Entrevistas Relacionadas

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

HOLLARD renova apoio à Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital Humano

A Hollard Health reafirma o seu compromisso com a...

Desempenho do Mercado Bolsista

No período de 10 de junho a 12 de...