Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

EXPO Dubai: retrospectiva da participação de Moçambique

A Exposição Internacional de Dubai 2020 decorrida entre 1 de Outubro de 2021 e 31 de Março de 2022 foi recentemente o maior evento de intercâmbio mundial, juntando homens de negócios, artistas e intervenientes de diversos sectores de actividade e Dubai, a capital dos Emirados Árabes Unidos.

O evento estabeleceu um frente-a-frente que abordou cultura, tecnologia, política e negócios, reunindo mais de 200 intervenientes incluindo países, inovadores, ONG, empresários, criativos e universidades numa partilha de experiências. Com o lema “Conectar Mentes, Criar o Futuro”, a Expo 2020 é organizada e projectada para apresentar perspectivas de convivência humana no futuro em três pontos-chave que sugerem respectivos pavilhões: a sustentabilidade, a mobilidade e as oportunidades de exploração das potencialidades de todos.

O evento, que teve curso com um ano de atraso decorrente das exigências restritivas da Covid-19, comportou pavilhões de exposição de diversos países e respectivos dias nacionais. A participação de Moçambique foi organizada a nível do Governo que, para este efeito, criou o Comissariado Geral para a Expo Dubai 2020 (COGEDU). Esta entidade foi tutelada pelo Gabinete do Primeiro-Ministro e foi responsável pela execução das directrizes definidas pelo governo nas actividades da exposição que se estruturam em quatro pilares: energia, agricultura, turismo e infra-estruturas.

No dia 7 de Fevereiro (2022), celebrou-se o dia de Moçambique no evento, que contou com a direcção do Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário. Na abertura da celebração, destacaram-se a içada da bandeira de Moçambique no pavilhão, a entoação do hino nacional e a actuação dos artistas moçambicanos Valdemiro José, Onésia Maholove e Mr. Kuka. Ainda no dia de Moçambique, teve curso o Fórum de Negócios Moçambique-EAU que contou com a presença de autoridades e empresários de Moçambique e dos Emirados Árabes Unidos que tiveram a oportunidade de apresentar suas potencialidades e projectos de negócios.

Ao fim deste fórum, Moçambique sai com grandes perspectivas de estreitamento da cooperação económica com os Emirados Árabes Unidos. Em seu discurso de despedida, o Primeiro-Ministro garantiu aos empresários a criação de uma “task force” dos ministérios ligados às áreas de interesse dos empresários árabes, encabeçada pela Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) com o fim de tornar flexível a materialização dos interesses manifestados no Fórum.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

Moçambique enfrenta disputa internacional por licença mineira

Moçambique está no centro de uma batalha internacional devido...