Domingo, Setembro 8, 2024
spot_img

Governo prevê que cerca de 10 milhões de moçambicanos tenham acesso à energia 

Com a extensão de energia em desenvolvimento, sustentada pelos Projecto da Central Térmica de Temane, com capacidade de 450 MW, com expectativas para início das operações em Outubro deste ano, a Central Eólica de Namaacha, com capacidade de 120 MW, na fase de reestruturação,  a estruturação do Projecto Hidroeléctrico de Mpanda Nkuwa, com capacidade prevista de 1.500 MW.  Phanda Kwua,  o Governo prevê atingir cerca de 10 milhões de moçambicanos no mínimo.
ʺAté finais de 2024, a nossa meta é permitir que todas as Sedes de Postos Administrativos restantes estejam eletrificadas, depois de termos electrificado, com sucesso, todas as sedes distritais. É nossa meta que a taxa de cobertura alcance 64%, assegurando que 10 milhões de moçambicanos tenham energia eléctrica pela primeira vezʺ.
As declarações sobre a extensão da cobertura de rede eléctrica, foram dadas pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi,  no discurso de abertura da 10 edição, conferência e exposição de energia e mineração de Moçambique, que ocorre sobre o lema: ʺParcerias para a prosperidade: desbloqueando os recursos de Moçambique para avançar ao crescimento económico nacional a regionalʺ.
Ainda no evento, o presidente destacou a relevância que o sector extractivo na economia do país, sendo um dos principais polos para o desenvolvimento, com influência sobre o crescimento do Produto Interno Bruto.

Entrevistas Relacionadas

EDM lança linha telefónica para reduzir tempo de reparação de avarias

A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou o lançamento de...

Produção energética cresce 15,3% no primeiro semestre

A produção de energia em Moçambique registou um aumento...

Governo concede concessão da primeira central eólica de Moçambique a Globeleq e Source energia

O Governo de Moçambique concedeu oficialmente a gestão da...

Lucros da HCB crescem 56,7% no primeiro semestre de 2024

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), uma das principais...