O Governo vai lançar até finais do próximo mês um concurso para se encontrar parceiros estratégicos interessados em desenvolver os projectos de geração de energia com base em fontes solar em Lichinga, no Niassa, e Manje, Tete.

Segundo dados avançados pelo Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), Paulo da Graça, o lançamento do concurso se enquadra no Programa de Leilões em Energias Renováveis.

O Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), citado pelo Jornal Notícias, refere que as duas centrais terão capacidade para a geração de 30 Megawatts cada.

E para a concretização do projecto está agendada para o próximo dia 29 a realização de duas reuniões para a apresentação pública do estudo de pré-viabilidade ambiental e definição do âmbito e os termos de referência e auscultação de todas as partes interessadas e afectadas pelo projecto.

Em Moçambique, o Programa de Leilões de Energias Renováveis (PROLER) foi lançado em Setembro de 2020. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, com o apoio da União Europeia, no âmbito da promoção do aumento da capacidade de geração de energia eléctrica no país.

Com o lançamento dos leilões em regime de concurso público o Governo pretende conferir transparência e competitividade ao sector das energias renováveis, atraindo potenciais investidores nacionais e internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui