Boa parte do trigo que abastecia o mercado nacional é proveniente da Rússia e Ucrânia dos países que se encontram em conflito, sendo que actualmente, a exportação do produto está restringida desde a invasão militar russa à Kiev,há cerca de três meses.

No entanto, a Federação das Associações Nacionais Agrárias considera que o País reúne condições para produzir trigo suficiente para o consumo doméstico, face a escassez deste cereal.

O Presidente da agremiação dos agricultores, Hernane Mussanhane, que falava em conferência de imprensa, explicou que o sector precisa de incentivos para tornar possível a produção do trigo internamente.

“Alternativas tem, mas na agricultura, as soluções não são imediatas. Temos que produzir mais e a questão do crédito, não cá para nós; 2% todo o crédito que é aprovado a nível de Moçambique é só para Agricultura. Como é que vamos dizer que a agricultura é uma prioridade? A agricultura precisa mesmo de apoios reais. Podemos produzir, há condições no país para produzir trigo, mas isso vai ser a médio e longo prazo”, afirmou.

O reajuste do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS), é outro elemento que pode contribuir para estimular o sector agrário, na visão dos agricultores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui