Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

IACM investe 75,8 milhões de meticais para modernizar o sector de aviação

O Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) está empenhado em preparar o país para as oportunidades emergentes no sector aéreo, como parte do projecto de conectividade na África Austral, financiado pelo Banco Mundial. O projecto, no valor de 24 mil milhões de meticais (380 milhões de dólares), visa reduzir os custos de comércio e transporte e impulsionar o investimento privado ao longo dos corredores comerciais, beneficiando Maláui e Moçambique.

Para alcançar esse objectivo, o Presidente do Conselho de Administração do IACM, João de Abreu, anunciou um ambicioso plano director para o período 2025-37. Orçado em 75,8 milhões de meticais (1,2 milhões de dólares), o plano trará diversas inovações ao sistema nacional de aviação, incluindo uma revisão completa da política de transporte aéreo, desactualizada desde 2011.

“O sistema de aviação civil é crucial para fortalecer a competitividade dos corredores comerciais e logísticos, facilitando o fluxo de passageiros e cargas de alto valor”, explicou de Abreu. Ele ressaltou a importância do plano director como uma premissa da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e enfatizou que sua implementação é essencial para alinhar Moçambique com os padrões desejáveis de desenvolvimento no sector.

A empresa de consultoria Ideaconsult International foi seleccionada para desenvolver o plano director de aviação civil de Moçambique. Especializada em estudos de engenharia de transportes, ambientais, económicos e sociais, a Ideaconsult International traz consigo uma vasta experiência em projectos de grande escala.

O investimento do IACM no plano director representa um compromisso claro com o desenvolvimento futuro da aviação em Moçambique, preparando o país para competir eficazmente no cenário aéreo regional e global.

Entrevistas Relacionadas

Lançada proposta de plano director para a aviação do país para o período de 2025 a 2037

A Autoridade de Aviação Civil de Moçambique (IACM) lançou...

Banco Mundial investe 1,2 milhões de dólares em Infra-estrutura de transporte em Moçambique

Em um esforço para impulsionar a competitividade e o...

Auto Sueco Moçambique e Transportes Lalgy lançam programa “Mulheres de Ferro”

A Volvo Trucks África, através da Auto Sueco Moçambique...

Ministério das Obras Públicas promove investimentos para a reabilitação da N1 em Sofala

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...