Quinta-feira, Maio 16, 2024
spot_img

IFC e M-PESA fazem parceria para aumentar a inclusão financeira em Moçambique

Para impulsionar a inclusão financeira, incluindo para os pequenos agricultores em Moçambique, a IFC assinou um acordo de cooperação com a Vodafone M-PESA Moçambique, parte do maior provedor de serviços de dinheiro móvel de África.

No âmbito do acordo, a IFC apoiará a M-PESA em várias áreas-chave, incluindo a renovação e o reforço da sua rede de agentes existente e a realização de uma formação abrangente a nível nacional para a equipa de vendas e agentes da M-PESA. A IFC irá também ajudar a M-PESA a rever e expandir a sua estratégia de aquisição e gestão de comerciantes em Moçambique, e apoiar as actividades da M-PESA em diferentes regiões.

Além disso, a IFC e a M-PESA Moçambique trabalharão em conjunto para explorar e testar novas formas de expandir os serviços de dinheiro móvel nas zonas rurais, com o objetivo de aumentar a inclusão financeira dos pequenos agricultores. A economia de Moçambique depende dos pequenos agricultores que são responsáveis por 93% da produção agrícola total do país.

Cerca de quarenta por cento dos adultos em Moçambique têm atualmente uma conta de dinheiro móvel, em comparação com a média regional de 64 por cento. Espera-se que o trabalho no âmbito do acordo aumente a inclusão financeira em Moçambique, proporcionando aos clientes uma forma segura e acessível de enviar e receber dinheiro, recarregar o tempo de antena, efetuar pagamentos de contas, receber salários e obter empréstimos a curto prazo.

Este acordo surge na sequência de uma colaboração inicial bem-sucedida entre a IFC e a M-PESA Moçambique que viu o número de utilizadores activos registados da M-PESA triplicar de 1,9 milhões para 6 milhões no período de quatro anos entre 2018 e 2022.

“Temos visto resultados muito positivos desde que o MPESA foi lançado em Moçambique em 2013 tendo pago cerca de 9 mil milhões de Meticais (142 milhões de dólares) em comissões aos agentes só nos últimos 5 anos”, disse Sérgio Gomes, Diretor da Vodafone M-PESA Moçambique. “A nova fase do MPESA vai focar-se em expandir a nossa proposta de valor e casos de uso para limitar o uso de dinheiro na economia. Uma importante vertical onde queremos intervir é na agricultura onde os pagamentos são dominados por dinheiro. Acreditamos que, através desta parceria com a IFC, podemos ter um impacto nos agricultores, digitalizando as suas cadeias de valor, começando com os pagamentos recebidos pelos seus produtos e passando para o desenvolvimento de produtos mais sofisticados, como os seguros”.

“Esta parceria reforçada entre a IFC e a M-PESA Moçambique sublinha o nosso compromisso mútuo de promover um ecossistema financeiro mais inclusivo e apoiar o crescimento do sector agrícola, particularmente para os pequenos agricultores”, disse Sérgio Pimenta, Vice-Presidente da IFC para África. “Isto é vital para a economia do país”.

O IFC tem uma carteira de investimentos de US$191 milhões em Moçambique, com investimentos que abrangem infra-estruturas, energia, mineração, agro-negócios e silvicultura. A carteira de consultoria do IFC em Moçambique tem um valor de US$11 milhões, com projectos focados principalmente em finanças, seguros e eletricidade.

Sobre o IFC

A IFC – membro do Grupo do Banco Mundial – é a maior instituição de desenvolvimento global focada no sector privado nos mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, utilizando o nosso capital, experiência e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento. No ano fiscal de 2023, a IFC comprometeu um recorde de US $ 43,7 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras nos países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para acabar com a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade compartilhada à medida que as economias lutam com os impactos das crises globais compostas.

Entrevistas Relacionadas

Província de Manica investe na capacitação de agricultores de trigo e hortícolas

O Governo da província de Manica, no centro do...

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Gaza atrai investimento para produção de arroz

A entrada de novos investidores está a reanimar a...

Agência do Zambeze investe 7,9 milhões de dólares em inovação agrária

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ)...