O Banco Único apresenta o seu novo Presidente Executivo numa altura em que o sector enfrenta desafios face à pandemia.

Mesmo no actual cenário, o novo Presidente da Comissão Executiva,  Joel Rodrigues mostra-se bastante optimista. 

“É para mim uma grande honra profissional e pessoal ser nomeado como Presidente da Comissão Executiva do Banco Único e dar continuidade ao legado do Banco, é um dos maiores desafios que me espera e que enfrento com uma grande motivação.

Leia o artigo: Conheça a Banca em Moçambique e escolha com que instituição irá trabalhar em 2021

Naturalmente, o enquadramento acionista que temos hoje é muito relevante. Fazemos parte do Grupo Nedbank o que nos dá uma grande tranquilidade, mas também uma maior responsabilidade no dia a dia ”, disse Rodrigues, à margem da sua nomeação.

Já o seu homólogo, do Grupo Nedbank , para as Regiões Africanas,Terence Sibiya, afirma que “A nomeação de Joel Rodrigues foi o resultado de um processo criterioso e rigoroso, de entre vários profissionais capacitados e vem reforçar o compromisso e aposta do Grupo Nedbank em Moçambique.”

Sobre Joel Rodrigues

Joel Rodrigues tem uma vasta experiência profissional no Sector Financeiro. Mestre em Economia com especialização em Finanças pela Nova School of Business and Economics de Lisboa concluiu em 2018 o Senior Executive Leadership Program da Harvard Business School.

Integrou a equipa de Corporate Finance do Banco BIG Portugal no início de 2008, tendo participado em diversos projectos de assessoria financeira, transacções de fusões e aquisições, private equity e operações de Mercado de Capitais.

Em 2015 foi responsável pelo processo de implementação do Banco BIG em Moçambique, desenvolvendo competências de gestão executiva de negócios e de equipas multidisciplinares em diversas áreas da actividade bancária, designadamente em Banca de Investimento, Banca Institucional, Banca especializada na área da poupança e investimento, Contabilidade, Compliance/Regulação, Planeamento e Controlo, Gestão de risco e AML.

Sob a sua liderança, o Banco BIG Moçambique tornou-se num curto espaço de tempo, um dos Bancos mais rentáveis do sector, tendo construído uma presença relevante na Banca de Investimento, nomeadamente em mercado de capitais e assessoria financeira. 

Sobre o Banco Único

O Banco Único é um banco Universal, que se orgulha de prestar um serviço de qualidade, principalmente virado para o negócio e para o segmento afluente.

Foi fundado com a ambição de se tornar um Banco líder do sector e vir a contar com uma rede comercial que cubra as 10 províncias do país, estando actualmente presente nas 8 cidades economicamente mais movimentadas do país.

O Banco Único foi inaugurado em 2011, sendo na altura a mais recente entrada no Mercado, mas rapidamente evoluiu da 18a posição, para se tornar no 6o maior banco do país em apenas 18 meses.

Inequivocamente classificado como um dos maiores Bancos em Moçambique é hoje, o Banco moçambicano mais premiado internacionalmente, contando no seu portfólio cerca de 50 distinções internacionais.

O Banco Único é a subsidiária moçambicana do Grupo sul-africano Nedbank, tendo este accionista, que já era maioritário, reforçado, recentemente, a sua participação de 50% +1 acção para 87,5%, o que tem demonstrando a sua forte aposta não só nesta região e no continente africano, como também no reconhecimento das várias oportunidades de crescimento, em Moçambique.

Sobre o Grupo Nedbank

O Nedbank está entre os 4 maiores grupos financeiros sul-africanos e é uma instituição de referência no continente africano, cotada na Bolsa de Valores de Joanesburgo desde 1969 e na Bolsa de Valores da Namíbia desde 2017.

O Nedbank Group tem presença em 5 países da SADC (Southern African Development Community) e da África Oriental, com subsidiárias e Bancos na Namíbia, Swazilândia, Moçambique, Lesotho, Zimbabwe, e escritórios de representação em Angola e Quénia.

Na África Ocidental e Central, concluiu em 2014 a compra de uma participação de 21% no Ecobank Transnational Incorporated (ETI), assegurando desta forma aos seus Clientes a mesma experiência em todas estas geografias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui