A JSW Steel, gigante indiana do sector siderúrgico, anunciou a aprovação pelo seu conselho de administração da aquisição da mineradora Minas de Revuboe (MDR), localizada em Moçambique. O objetivo da compra é garantir o fornecimento contínuo de carvão de alta qualidade, essencial para a produção de aço, conforme divulgado pelo portal de notícias internacionais Sarkaritel.
Segundo informações provenientes de uma apresentação aos investidores, a JSW Steel, liderada por Sajjan Jindal, revelou que sua subsidiária, JSW Natural Resources Limited, adquirirá uma participação de 92,19% e os empréstimos dos accionistas da MDR por um valor total de 4,6 mil milhões de meticais (73,75 milhões de dólares).
Essa transacção dará à empresa indiana acesso a mais de 800 toneladas métricas de reservas premium de carvão em Moçambique. A MDR detém um projecto de mina de carvão coque duro de alta qualidade, em grande escala e em fase de pré-desenvolvimento, localizado na Bacia de Moatize, na província de Tete.
A conclusão do negócio está sujeita à aprovação do Ministério dos Recursos Minerais e Energia e outras aprovações necessárias.
As empresas siderúrgicas indianas consomem cerca de 70 milhões de toneladas métricas de carvão coque anualmente, com aproximadamente 85% dessa demanda sendo suprida por importações devido à escassez da commodity no país. O carvão é principalmente importado da Austrália, Indonésia, Rússia, EUA e Canadá.
Nos últimos meses, os preços do carvão metalúrgico têm aumentado, impactando negativamente os resultados financeiros das empresas siderúrgicas.
Este movimento estratégico da JSW Steel visa garantir uma fonte estável e de alta qualidade de carvão coqueificável, essencial para manter a competitividade no mercado global de aço.