A Kenmare Resources, responsável pela exploração da mina de titânio de Moma, localizada na costa Nordeste de Moçambique, anunciou que está no “caminho certo” para atingir suas metas de produção para o ano de 2024 em todas as métricas declaradas. A empresa divulgou um documento de actualização comercial referente ao primeiro semestre.
O Director-geral da mineradora, Michael Carvill, destacou que a expectativa é de que a extracção de minérios com maiores teores no segundo semestre resulte em uma produção ainda mais forte. “A demanda por todos os nossos produtos continua robusta, e os preços da ilmenita no primeiro semestre superaram nossas expectativas, impulsionados pelo aumento da produção global de pigmentos”, afirmou Carvill, citado pela Engineering News.
A empresa encerrou o período com uma receita de 58,5 milhões de dólares. Desse total, 34,4 milhões de dólares foram destinados ao pagamento de dividendos, quotas e algumas dívidas. Carvill acrescentou que a Kenmare está “bem” capitalizada para financiar a actualização e a transição da planta concentradora húmida (WCP) A, além de continuar gerando retornos aos accionistas.
Até 30 de junho, a Kenmare reportou uma taxa de frequência de acidentes com afastamento (LTIFR) de 0,09 por 200 mil horas trabalhadas, uma melhoria significativa em relação aos 0,18 do período anterior.
Em termos de produção, a mineradora registou 342.600 toneladas de concentrado de minerais pesados, um aumento de 7%, impulsionado por um crescimento de 8% nos volumes de minério escavado e maiores recuperações de minerais pesados. A produção de ilmenita aumentou 8% para 238.600 toneladas, enquanto a produção de zircão cresceu 12% para 13 mil toneladas. No entanto, as remessas totais de produtos acabados totalizaram 234.700 toneladas, uma queda de 18% devido a condições climáticas adversas e à manutenção operacional adicional, que limitaram o tempo de embarque. Durante o primeiro semestre, a empresa experimentou condições de mercado encorajadoras, com uma forte demanda por ilmenita e um robusto livro de pedidos. A Kenmare está confiante em sua capacidade de continuar a atender à demanda e expandir suas operações conforme planeado.