Sexta-feira, Março 14, 2025
spot_img

Kenmare Resources prepara-se para aumento na produção após queda no primeiro trimestre

A Kenmare Resources, empresa que explora a mina de titânio de Moma, em Moçambique, informou esta Quinta-feira, 11 de Abril, que está no bom caminho para cumprir as suas orientações de produção para 2024, apesar de ter apresentado um conjunto de resultados do primeiro trimestre pouco expressivos.

Segundo a revista britânica Shares, as acções da Kenmare desceram 6,0%, na bolsa de Londres, na manhã desta Quinta-feira, explicando que, no trimestre que terminou em Março, a empresa escavou 9,2 milhões de toneladas de minério com um grau de 4,15%, em comparação com 9,3 milhões de toneladas a 4,13% no primeiro trimestre de 2023. Os embarques caíram 11% para 242 900 toneladas no primeiro trimestre de 2024, contra 271 700 toneladas do ano anterior.

“As taxas de produção caíram para quase todas as commodities, excepto a ilmenite, que aumentou 0,6% para 205 500 de 204 300 toneladas. O zircão primário registou o declínio mais acentuado, com uma queda de 27% para 8300”, revela a revista.

A Kenmare informou, através de um comunicado, que o mercado de zircão mostrou alguns sinais de recuperação desde Janeiro, graças em parte à crescente procura da mercadoria na Índia, embora a procura europeia continue fraca. “A firma registou uma procura superior à esperada nos três meses e tem uma forte carteira de encomendas para o segundo trimestre”, revelou a empresa.

Olhando para o futuro, a mineradora apontou que está no caminho certo para cumprir a sua orientação para 2024, com a produção prevista para se fortalecer ao longo do resto do ano “devido à melhoria da estabilidade de energia na estação seca”.

Para 2024, a Kenmare espera produzir entre 950 mil a 1,1 milhão de toneladas de ilmenite, 45 mil a 50 mil toneladas de zircão primário, oito a nove mil toneladas de rutilo e entre 37 mil e 41 mil toneladas de concentrados.

O director-geral da mineradora, Michael Carvill, comentou: “a produção no primeiro trimestre esteve em linha com as nossas expectativas e foi consistente com as orientações. Prevemos que a produção se reforce durante o resto do ano, devido a um perfil de qualidade mais forte e, normalmente, a menos interrupções sazonais de energia”.

“Os mercados para os nossos produtos foram encorajadores no primeiro trimestre, com uma procura mais forte do que o esperado, particularmente para a ilmenite. Este facto foi impulsionado pela recuperação da procura de pigmentos de titânio e pelo crescimento contínuo do mercado de titânio metálico”, acrescentou o responsável.

Noticias Relacionadas

Gemfields muda o posicionamento na bolsa e reforça actuação em Moçambique

A Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE) aprovou uma...

Vulcan Mozambique anuncia investimento de mil milhões de dólares em sustentabilidade e energias renováveis

A Vulcan Mozambique, mineradora indiana responsável pela exploração de carvão...

Moçambique produziu 1,62 toneladas de ouro em 2024, superando expectativas

Moçambique registou uma produção de ouro de 1,62 toneladas...

Desabamento do garimpo ilegal em Barué Resulta em tragédia

Pelo menos três garimpeiros morreram e dois ficaram feridos...