Cerca de três mil famílias camponesas do distrito de Moma, em Nampula, abrangidas pelo projecto de mineração de Pilivili vão ser reassentadas em Junho próximo, no âmbito da responsabilidade social da Empresa de exploração das areias pesadas da KENMARE.

 

A Superintendente do Departamento de Relações Comunitárias das Areias pesadas da KENMARE em Moma, Hlaleni Matolo, disse que além do reassentamento das famílias, o projecto inclui programas de desenvolvimento económico e social, com destaque para as áreas de saúde e educação.

 

Segundo Hlaleni Matolo o projecto, a ser implementado em três bairros, está avaliado em cerca de quatro milhões de dólares e vai durar cinco anos.

 

Sobre Kenmare

Kenmare Resources Plc é proprietário e opera o projecto das Areias Pesadas de Moma. E uma companhia mineira com base em Dublin que começou a avaliar depósitos de areias pesadas em Congolone na Província de Nampula em 1987.

O depósito de Moma foi descoberto em 1996. A produção começou em 2007. Se as condições do mercado permitirem, Kenmare tem planos para aumentar, acentuadamente, a produção de ilmenite, zircónio e rutilo, até ao ano 2010. Kenmare criou e registou a Kenmare Moma Development Association (KMAD) e em 2005 aprovou um plano de desenvolvimento social para os primeiros três anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui