Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Lucro da Kenmare cai devido ao mercado mais fraco e aos desafios operacionais

O produtor de titânio e zircão listado na bolsa de Londres, Kenmare Resources, relatou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 220 milhões de dólares (13,9 mil milhões de meticais) para 2023, uma redução de 26% face ao ano anterior, quando conseguiu 298 milhões de dólares (18,8 mil milhões de meticais).

Segundo o portal de notícias Mining Weekly, o Conselho de Administração da empresa declarou uma distribuição para o ano inteiro de 50 milhões de dólares (3,1 mil milhões de meticais), o que equivale a 0,56 dólar cada, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior. A empresa devolveu mais de 250 milhões de dólares (15,8 mil milhões de meticais) aos accionistas desde 2019.

A Kenmare opera a mina Moma Titanium Minerals, em Moçambique, que gerou uma receita de 437 milhões de dólares (27,6 mil milhões de meticais), que é 12% maior em relação ao ano anterior.

O site explica que a empresa registou um aumento de 4% nos custos operacionais totais em dinheiro, para 228 milhões de dólares (14,4 mil milhões de meticais), em comparação com o ano anterior, devido ao aluguer de mais equipamento móvel pesado e de custos mais elevados de combustível. O custo operacional em dinheiro por tonelada aumentou 15% em relação ao ano anterior.

A empresa produziu volumes 9% mais baixos de minerais pesados (HMC) no ano em análise, com 1,44 milhões de toneladas, devido a menores teores de minério e taxas de extracção, que foram afectados por interrupções de energia e pela queda de raios. A produção de ilmenite de 986 300 toneladas registou uma diminuição de 9% em relação ao ano anterior, o que está em consonância com a menor produção de HMC.

As expedições de produtos acabados, numa quantidade de 1,04 milhões de toneladas, registaram uma descida de 3% em relação ao ano anterior, devido à debilidade dos mercados de produtos e às más condições climáticas no último trimestre do ano.

O director-geral da Kenmare, Michael Carvill, referiu que o bom desempenho financeiro foi conseguido apesar dos desafios operacionais e do mercado de produtos mais fraco.

“O lucro após impostos diminuiu 36% em termos anuais para 131 milhões de dólares (8,2 mil milhões), em comparação com 206 milhões de dólares (13 mil milhões de meticais) de lucro após impostos registados no ano anterior”, disse a fonte.

Olhando para o futuro, a Michael Carvill espera que a produção deste ano seja ponderada para o segundo semestre. Até agora, os mercados para os produtos da Kenmare têm sido mais fortes do que o esperado no acumulado do ano, impulsionados pela melhoria da procura de pigmento de titânio.

Entrevistas Relacionadas

Ex-Mineiros moçambicanos recebem compensação por doenças ocupacionais

Os ex-mineiros moçambicanos que trabalharam nas minas da África...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...

Syrah Resources passa a fornecer grafite para fábrica de baterias na Indonésia

A mineradora australiana Syrah Resources, que opera no distrito...

Sector privado de Manica defende a instalação de refinaria de ouro

O presidente do Conselho Empresarial de Manica (CPE), Alcides...