Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Moçambique acelera projectos de energia para atender à demanda da Mozal

Moçambique está avançando rapidamente com vários projectos de produção de energia eléctrica para atender à demanda regional e à fábrica de fundição de alumínio Mozal, conforme o jornal “Notícias” em sua edição de Segunda-feira, 29 de Janeiro.

Com uma capacidade estimada de 900 megawatts (MW), a energia consumida pela Mozal é principalmente fornecida pela Eskom através da linha da Motraco, com o contrato entre as partes previsto para expirar em 2026. Diante desse cenário, a empresa de fundição de alumínio busca alternativas domésticas para o fornecimento de electricidade nos próximos anos.

O administrador-executivo de Portefólio de Desenvolvimento de Negócios da Electricidade de Moçambique (EDM), Pedro Nguelume, afirmou que as negociações com a Mozal estão em bom andamento. “Há um grupo interministerial a fazer o estudo e dará as devidas respostas para que a Mozal, como indústria, possa ter energia eléctrica para funcionar”, assegurou.

As partes têm discutido alternativas viáveis, incluindo o projeto Mphanda Nkuwa, que requer clientes com capacidade financeira para custear o consumo de electricidade. Actualmente, Moçambique possui uma capacidade instalada de 2400 MW, podendo chegar a cerca de 2800 MW com a conclusão da Central de Temane, em Inhambane.

Com a adição da energia gerada a partir de Mphanda Nkuwa, o país terá uma capacidade total de 4300 MW, suficiente para atender às necessidades de desenvolvimento, com 40% dessa energia consumida internamente. Pedro Nguelume explicou que nos próximos anos, a produção da Mozal poderá aumentar de 560 para 600 mil toneladas de alumínio por ano, resultado dos investimentos implementados na fábrica.

Para garantir o fornecimento contínuo de electricidade de alta qualidade a longo prazo, a Mozal pretende estabelecer novas parcerias no desenvolvimento de projectos de geração de energia.

Entrevistas Relacionadas

Elevados custos da iluminação pública preocupam EDM

A Electricidade de Moçambique (EDM) expressou preocupação com os...

Banco Mundial destaca Moçambique como pilar energético na África Austral

O presidente do Banco Mundial (BM), Ajay Banga, elogiou...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Grupo Visabeira ganha contratos de 24,5 milhões de dólares

O consórcio formado pelo grupo português Visabeira Infra-estruturas e...