Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

Moçambique envia navio para auxiliar na dragagem do porto da Guiné-Bissau

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Carlos Pinto Pereira, anunciou nesta Terça-feira, 25 de Junho, que Moçambique está preparado para enviar um navio nos próximos dois ou três meses para auxiliar na dragagem do Porto Comercial de Bissau.

Durante o balanço da visita de Estado do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, a Moçambique, Pinto Pereira destacou a cooperação entre os dois países em diversas áreas. Segundo ele, o Governo moçambicano se comprometeu não só com a limpeza do Porto de Bissau, que não recebe dragagem há mais de 40 anos, mas também com parcerias empresariais e formação de quadros guineenses.

Pereira comparou a eficiência do Porto de Maputo, o mais eficiente da África Austral, com o Porto de Bissau, ressaltando a capacidade de despacho de contentores em cinco minutos contra 19 horas na África do Sul. Ele mencionou ainda que trabalhadores portuários de Bissau e estudantes serão enviados em breve para treinamento no Porto de Maputo.

Além da assistência na área portuária, Moçambique ofereceu apoio através de sua academia de polícia, escola de enfermagem e formação para pessoal da administração pública da Guiné-Bissau. Durante a visita de Embaló, discutiu-se também a colaboração de empresários moçambicanos na transformação da castanha de caju na Guiné-Bissau.

Entrevistas Relacionadas

MPDC lança concurso EPC para o projecto de expansão do terminal de contentores do Porto de Maputo

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC)...

Moçambique e Zâmbia projectam portos secos

Moçambique, Zâmbia e Malawi poderão construir, nos próximos dias,...

Porto da Beira atinge números recordes no manuseamento de cargas

Foram manuseados no Porto da Beira, de Janeiro a...

Porto de Pemba será reabilitado pelo consórcio PBT, LTD

O Porto de Pemba será reabilitado. Para o efeito,...