Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
spot_img

Moçambique investe 80 mil milhões de dólares em revolução energética na província da Zambézia

Moçambique está a dar passos significativos em direcção a uma revolução energética que visa estabelecê-lo como um dos principais produtores de energia hidroeléctrica do continente africano, ao mesmo tempo, em que inaugura uma promissora indústria de hidrogénio verde.

Com planos ambiciosos de aumentar sua capacidade hidroeléctrica em 14.000 megawatts, principalmente entre 2030 e 2040, o governo revelou uma Estratégia de Transição Energética detalhada e estratégica de 60 páginas, ainda não publicada, mas acessada pela agência Bloomberg. Paralelamente, anuncia a implementação de um programa de hidrogénio verde ainda este ano, segundo o documento.

Este plano serve como um manifesto para capitalizar o imenso potencial de energia verde do país e impulsionar o crescimento e a industrialização de uma economia que, meio século após a independência, ainda é predominantemente agrária e economicamente fragilizada.

“Moçambique é detentor de uma riqueza incomensurável em activos energéticos,” destaca o governo, estimando o custo desta monumental transição em 80 mil milhões de dólares até 2050. “A utilização estratégica e ponderada destes activos energéticos poderá catalisar de forma significativa a transição para uma economia industrializada de rendimento intermédio”, afirma o documento.

Este ambicioso plano de transição energética encontra paralelo em iniciativas semelhantes anunciadas por outras economias em desenvolvimento, como África do Sul, Senegal, Indonésia e Vietnã, que juntas conseguiram atrair compromissos de financiamento na ordem dos 47 mil milhões de dólares de algumas das nações mais prósperas do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Falta de garantias de empréstimos compromete investimentos em energias renováveis em África

O CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanne, afirmou na quarta-feira...

Estratégia de transição energética: Moçambique pretende investir em centrais solares

Moçambique pretende expandir sua capacidade de produção de energia...

EDM perdeu mais de 27 mil milhões de meticais em cinco anos devido ao roubo de energia

A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) enfrenta um prejuízo...

Banco Mundial financia electrificação em Moçambique com 35 milhões de dólares

O Banco Mundial está financiando com cerca de 35...