Quinta-feira, Outubro 24, 2024
spot_img

Moçambique Lança o concurso internacional para projectos de energias renováveis

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (Mireme) lançou recentemente um concurso público internacional para a adjudicação de quatro projectos de energias renováveis com investimentos esperados de 200 milhões de euros, anunciou em comunicado a entidade.

Na nota, o Mireme avança que serão “leiloados” três sistemas solares nos distritos de Dondo, província de Sofala, e Manje, província de Tete, distrito de Lichinga, província de Niassa, e uma central eólica na província de Inhambane.

Os quatro projectos terão capacidade para a produção de 40 megawatts cada. “Estas iniciativas enquadram-se na Promoção de Leilões para Energias Renováveis [Proler], que serve de mecanismo de licitação de projectos nesta área, contribuindo, dessa forma, para uma maior capacidade de geração de recursos de energias renováveis a baixo custo em benefício do consumidor final”, diz o comunicado.

O lançamento de leilões em regime de concurso público visa conferir maior transparência e competitividade no sector das energias renováveis, atraindo potenciais investidores nacionais e estrangeiros.

O projecto conta com uma ajuda financeira de 37 milhões de euros da União Europeia em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento.

A iniciativa pretende a promoção de fontes alternativas de energia de qualidade e de baixo custo, assegurando uma maior contribuição das energias renováveis na transição energética e na electrificação de todo o país.

O evento de hoje enquadra-se no Programa Nacional de Energia para Todos e está alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas que visa garantir o acesso universal a energia de qualidade, acessível e sustentável.

Durante o lançamento do concurso, o Mireme e os parceiros de cooperação vão assassinar um acordo de financiamento no contexto do Proler.

Entrevistas Relacionadas

HCB busca parceria para reactivar projecto “Central Norte” e expandir a capacidade energética

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), principal produtora de...

9ª Cimeira e Exposição Anual de Gás e Energia: Inovar o sistema energético através da capacitação técnica

De acordo com um relatório recente da McKinsey, prevê-se...

ARENE lança plataforma digital para modernizar a fiscalização no sector de energia em Moçambique

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) deu um passo...

Governo aprovou  a aquisição Maioritária da hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa pela EDM

O Governo de Moçambique aprovou, nesta Quinta-feira (12), uma...