Sexta-feira, Julho 26, 2024
spot_img

Moçambique Lança o concurso internacional para projectos de energias renováveis

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (Mireme) lançou recentemente um concurso público internacional para a adjudicação de quatro projectos de energias renováveis com investimentos esperados de 200 milhões de euros, anunciou em comunicado a entidade.

Na nota, o Mireme avança que serão “leiloados” três sistemas solares nos distritos de Dondo, província de Sofala, e Manje, província de Tete, distrito de Lichinga, província de Niassa, e uma central eólica na província de Inhambane.

Os quatro projectos terão capacidade para a produção de 40 megawatts cada. “Estas iniciativas enquadram-se na Promoção de Leilões para Energias Renováveis [Proler], que serve de mecanismo de licitação de projectos nesta área, contribuindo, dessa forma, para uma maior capacidade de geração de recursos de energias renováveis a baixo custo em benefício do consumidor final”, diz o comunicado.

O lançamento de leilões em regime de concurso público visa conferir maior transparência e competitividade no sector das energias renováveis, atraindo potenciais investidores nacionais e estrangeiros.

O projecto conta com uma ajuda financeira de 37 milhões de euros da União Europeia em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento.

A iniciativa pretende a promoção de fontes alternativas de energia de qualidade e de baixo custo, assegurando uma maior contribuição das energias renováveis na transição energética e na electrificação de todo o país.

O evento de hoje enquadra-se no Programa Nacional de Energia para Todos e está alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas que visa garantir o acesso universal a energia de qualidade, acessível e sustentável.

Durante o lançamento do concurso, o Mireme e os parceiros de cooperação vão assassinar um acordo de financiamento no contexto do Proler.

Entrevistas Relacionadas

Novo projecto solar de 100 MW em Manica recebe financiamento de 2,5 milhões de dólares do BAD

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai financiar a...

EDM acelera obras da linha de alta tensão Moçambique-Maláui

Cláudio Dambe, director de Electrificação e Projectos na Electricidade...

Metas de electrificação rural em risco devido ao terrorismo em Cabo Delgado

O terrorismo que tem assolado algumas zonas dos distritos...

ENGIE Energy Access celebra cinco anos de operações em Moçambique

Na passada sexta-feira (19), a ENGIE Energy Access celebrou...