Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
spot_img

Moçambique poderá sair da recessão durante o segundo trimestre de 2021

O economista-chefe do Standard Bank Moçambique, Fáusio Mussá, disse ontem acreditar ser provável que Moçambique saia da recessão durante o segundo trimestre de 2021, uma vez que o país está a passar por um abrandamento das restrições relacionadas com a pandemia do COVID-19.

Os efeitos de base explicam grande parte do crescimento esperado, visto que a conjuntura ainda aponta para uma procura agregada moderada e um claro sentimento negativo, na sequência de uma série de ataques terroristas que originaram uma situação humanitária na província do norte do país, Cabo Delgado e mais atrasos na implementação de projetos de gás natural liquefeito (GNL).

“Assim, as nossas previsões de crescimento a médio e longo prazo foram revistas em baixa, devido ao declíneo esperado do investimento directo estrangeiro, inevitavelmente acentuado, na sequência da declaração de força maior da Total relativamente ao seu projeto de GNL. É pouco provável que o crescimento médio do PIB exceda o crescimento populacional que se situa entre 2,5%-3% ao ano. Esta diminuição das perspectivas de crescimento tem implicações macroeconómicas muito importantes devido às pressões fiscais” explicou Fáusio Mussá.

O economista-chefe do Standard Bank Moçambique, considerou por outro lado os desafios do país, inerente os atuais desafios de segurança, a incerteza de resposta em termos de políticas, a COVID-19, e os eventos climáticos, prevemos que o dólar americano e o metical encerrem o ano com um valor de aproximadamente 60,7 no cenário bull, 65,4 no cenário de base e 70,1 no cenário bear.

Observando a inflação do final do ano no cenário base aponta para 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, com uma previsão de recuperação do PIB a manter-se baixa num crescimento anual de apenas 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Economia moçambicana cresceu 5% em 2023, impulsionada por indústria, turismo e agricultura

O Governo de Moçambique anunciou que o crescimento económico...

Autoridade Tributária: receitas cresceram 113,43% em 9 anos.

A Presidente da Autoridade Tributária (AT), Amélia Muendane, liderou...

Crédito à economia em Moçambique mantém tendência decrescente

O crédito concedido pelas instituições financeiras à economia moçambicana...

Taxa de juro de referência para crédito mantém-se em 23,50% em Fevereiro

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou que a...