Sábado, Junho 15, 2024
spot_img

Moçambique registou um crescimento de 14% na produção de energia

A produção de electricidade através de parques solares em Moçambique teve um significativo aumento de 14% no primeiro trimestre do ano, conforme revelado pelo último relatório de execução orçamental divulgado pela Lusa nesta segunda-feira (20).

De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Economia e Finanças, o país testemunhou um crescimento notável na produção de energia solar, com seis grandes parques solares e outras centrais de menor porte contribuindo para a obtenção de 19.688 MegaWatts-hora (MWh). Este número representa um aumento em relação aos 17.328 MWh registados no mesmo período do ano anterior.

O relatório ressalta que Moçambique está empenhado em expandir sua capacidade de energia renovável, com investimentos previstos na casa dos 80 mil milhões de dólares até 2050, conforme estabelecido na nova Estratégia de Transição Energética.

Para alcançar esses objectivos ambiciosos, o país planeia desenvolver, até 2030, “pelo menos” 1000 MW de nova capacidade solar em várias regiões, incluindo Dondo, Lichinga, Manje, Cuamba, Zitundo, entre outros, além de 200 a 500 MW de nova capacidade de energia eólica ‘onshore’, com destaque para Inhambane e Lagoa Pathi, no distrito da Manhiça, província de Maputo.

Com metas ainda mais audaciosas, Moçambique almeja ter até 2050 uma capacidade instalada de pelo menos 7,5 GW de energia solar fotovoltaica e até 2,5 GW de capacidade de energia eólica.

Entrevistas Relacionadas

Empresa Sul-Coreana garante contrato de 31,1 milhões de dólares para modernizar a rede eléctrica em Moçambique

A sul-coreana Hyosung Heavy Industries garantiu um contrato significativo...

Moçambique prevê suprir 5,5 GW da procura regional de energia até 2030

Durante o Fórum de Negócios Moçambique-Itália, realizado nesta Segunda-feira,...

Moçambique e Argélia pretendem estabelecer parceria para o desenvolvimento do sector energético

Uma delegação moçambicana liderada pelo ministro da Economia e...

FUNAE e GMNK firmam parceria para electrificar as comunidades em Tete

O Fundo de Energia, EP (FUNAE) e o Gabinete...