Terça-feira, Março 19, 2024
spot_img
Início Site

Conferência e Exposição de Mineração, Petróleo e Gás e Energia de Moçambique – MMEC

0

Moçambique será palco da 7ª edição do MMEC*, entre os dias 21 e 22 de Abril. Um evento que expõe a industria no sector de mineração, petróleo, gás e energia.

O objectivo é atrair investimentos, promover parcerias, ouvir decisores políticos e partilhar conhecimento sobre o sector.

Este evento deverá atrair expositores de cerca de 30 países. Além do sector privado, contará também, com a participação de quadros do governo como Ministros e Directores de empresas públicas.

A organização do evento desenvolveu um aplicativo para interacção dos participantes. A app permite ficar a par do programa do evento e até ver a lista de participantes. Conversar com os participante bem como marcar reuniões, são também duas funcionalidades a aplicação.

Caso esteja interessado em participar como espectador ou expositor, as inscrições podem ser feitas aqui.

*Em parceria com a ENH

Mozambique CEO Summit

0

A cidade de Maputo irá acolher o maior evento de negócios no país, que conecta executivos de nível “C”, o chamado Mozambique CEO Summit.

A decorrer no dia 25 de Fevereiro de 2021, numa modalidade híbrida (online e presencial), este evento promete promover partilha de experiência, oportunidades de negócios e investimentos nas áreas de GNL, agro-negócios, imobiliário e de inteligência artificial.

No evento, mais de 20 oradores nacionais e internacionais compartilharão a sua experiência e conhecimento. O Mozambique CEO Summit também promete ser uma plataforma de networking entre empresários nacionais e internacionais.

Caso queira participar, pode adquirir os bilhetes aqui.

Millennium Bim diz adeus às formas de pagamento convencionais com o Pay IZI

0

Foi recentemente disponibilizado o serviço Pay IZI do Millennium Bim, que se apresenta como alternativa moderna e ecológica aos pagamentos via cartão e dinheiro.

Através da parceria com o serviço de carteira móvel da Vodacom, M-Pesa, os comerciantes poderão receber pagamentos de usuários do Millennium IZI, do aplicativo Smart IZI e do M-Pesa, “sem custos de adesão, manutenção e de consumíveis associados”, segundo explica o comunicado de imprensa do Banco.

Além da adesão gratuita, outras vantagens do novo serviço incluem a notificação de todos os pagamentos, bem como a possibilidade de consultar o histórico de transacções.

Para José Reino da Costa, PCE do Millennium bim, “com este serviço, firmamos também o nosso compromisso de continuar a promover, de forma efectiva, a nossa estratégia de inclusão financeira dos moçambicanos”, lê-se no comunicado.

Já o Director Geral da Vodafone M-Pesa S.A, Gulamo Nabi, afirma que “um passo muito importante foi dado rumo ao objectivo de permitir que os clientes M-Pesa possam efectuar todas as suas transacções do dia-a-dia sem necessidade de recurso ao dinheiro físico”.

Esta iniciativa “deverá também ter um impacto positivo na aceleração da actividade económica no país”, acrescentou Nabi.

O canal de pagamento Pay IZI está disponível para download na Play Store para dispositivos Android.

Esta iniciativa é apresentada num momento em que o mundo enfrenta uma pandemia e recorre à tecnologia para conceder soluções que auxiliem na redução do risco de contágio.

Outras inovações tecnológicas que estarão em alta, neste ano, estão descritas neste artigo do Profile.

Millennium Bim prevê inflação acelerada e juros brandos em 2021

0

A área de estudos económicos do Millennium Bim prevê que a inflação no país continuará a acelerar em 2021, rondando os 5.6%.

A previsão admite que esta aceleração está condicionada a vários factores como o mercado cambial, a oferta e procura de bens e serviços e a situação económica dos principais parceiros de Moçambique como a África do Sul.

Num documento publicado nesta quarta-feira, o Banco faz uma previsão de abrandamento das taxas de juro, pelo Banco Central, até segundo trimestre do próximo ano devido a “riscos inflacionários elevados”.

O Millennium Bim publica seu estudo na sequência da divulgação do Índice de Preços no Consumidor, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), cujo resultado foi reportado pelo Profile.

Banco alemão doa €6M para apoiar MPME’s moçambicanas

0

Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s) moçambicanas terão acesso a um fundo de apoio emergencial de seis milhões de euros.

O valor é parte de um total de €17.5 milhões disponibilizados pela Cooperação Financeira Alemã através do Banco de Desenvolvimento daquele país – kfW.

Os seis milhões serão canalizados às empresas através do Banco de Moçambique, conforme anunciado pelo mesmo, nesta terça-feira, através de um comunicado.

O objectivo deste apoio é ajudar as empresas a mitigarem os efeitos negativos da COVID-19 e garantirem sua sobrevivência.

Sengundo o comunicado, este valor é destinado à “cobrir necessidades decorrentes do fluxo de caixa, incluindo, mas, não se limitando a, pagamentos de salários e outros custos fixos durante a pandemia”.

Nove milhões de Euros serão destinados à uma linha de crédito para MPME’s e finanças agrícolas.

Os restantes 2.5 milhões estarão alocados à assistência técnica que irão beneficiar as instituições financeiras participantes na linha de crédito para as MPME’s e finanças agrícolas.

A referida assistência servirá para “conferir maior rigor, transparência e fiabilidade da informação no processo de avaliação e monitoria”, lê-se no documento.

Total eleva comércio externo em Cabo Delgado

0

De acordo com Osvaldo Silva, director regional norte da Autoridade Tributária, de Janeiro a Outubro deste ano, no geral, a zona Norte do país registou uma redução nas importações e exportações.

Esta análise foi feita em comparação como o mesmo período do ano anterior.

Contudo, Silva afirmou, durante uma entrevista ao Jornal Notícias, que na província de Cabo Delgado, a situação foi diferente, tendo registado um aumento de mais de 100%.

Em termos concretos, no período em análise, foram importados 1124 contentores neste ano, contra 556 em 2019.

Para Silva, este aumento deve-se ao projecto de petróleo e gás da Total em Afungi.

Apesar de não ter se especificado a contribuição da petrolífera nestes números, em sua página web, a Total já havia se comprometido em trazer benefícios sócio-económicos ao país desde a fase da implanatação do projecto à exploração.

Financiador da Área 1 promete deixar de apoiar projectos de petróleo e gás

0

Reino Unido, um dos maiores financiadores do projecto da Área 1 da Total, deixará de financiar projectos de petróleo e gás.

Com isso, o país tornar-se-á o primeiro a dar este passo com vista a combater os efeitos das mudanças climáticas.

Esta promessa foi feita no Sábado, durante uma cimeira das Nações Unidas onde outros grandes países deverão apresentar as suas.

O Reino Unido, através da sua agência Finance Export, já havia dado garantias em milhares de milhões para ajudar companhias britânicas a se expandirem.

Moçambique estava no mapa do financiamento britânico no projecto de gás natural liquefeito da Total na Área 1.

O apoio planeado era de 20 mil milhões de dólares, assim sendo, a nação era um dos maiores financiadores do projecto.

É prematuro afirmar que o financiamento está em risco pois ainda não foi informada a data de implementação da medida.

Contudo, Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, afirmou que a entrada em vigor deverá acontecer “o mais rápido possível”.

Johnson ainda adiantou que haverá algumas excepções à nova regra, no que diz respeito a centrais eléctricas alimentadas a gás desde que estejam nos parâmetros do Acordo de Paris.

Ncondezi Energy angaria £750mil para projecto em Tete

0

Foi a partir de uma emissão de acções que a empresa de energia Ncondezi Energy conseguiu angariar o valor de £0.75 milhões.

Segundo a StockMarketWire, a empresa afirmou que este valor servirá “para o desenvolvimento de um projecto de energia alimentada a carvão em Tete, Moçambique”.

Dentre as despesas previstas estão as negociações tarifárias com a Electricidade de Moçambique (EDM) e outros acordos importantes como compra e concessão de energia.

As acções foram emitidas a £4.5 cada, o que, “segundo a Ncondezi Energy, foi um valor baixo para o preço médio ponderado do volume de 30 dias”, de acordo com a fonte supracitada.

EDM registou prejuízos de 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas

0
EDM Registou prejuízos de 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas

A Electricidade de Moçambique (EDM) revelou recentemente que, em 2023, somou prejuízos avaliados em 5 mil milhões de meticais devido à vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia.

Noel Govene, administrador-executivo da EDM, afirmou que os prejuízos registados em 2023 seriam suficientes para alargar a extensão da rede eléctrica nacional, destacando que essas acções contribuem para o atraso no desenvolvimento do país.

Govene, falou dos danos causados a instituição, durante a cerimónia de assinatura de um memorando de entendimento entre a EDM e o Instituto de Bolsas de Estudo (IBE), que  visa assegurar a atribuição de estágios profissionais remunerados aos estudantes recém-graduados do IBE, dentro e fora do país, com prioridade para a engenharia eléctrica.

O memorando também prioriza a igualdade de género, com especial atenção à participação da mulher na selecção dos estudantes para o treinamento. Govene disse esperar uma participação activa do IBE e dos estudantes na vigilância e denúncia de actos de vandalização de infra-estruturas eléctricas e roubo de energia.

A EDM está empenhada em contribuir para o bem-estar dos moçambicanos, e o memorando com o IBE representa mais um exemplo do compromisso da empresa em causas solidárias, com impacto útil e necessário para a prossecução dos trabalhos de electrificação nacional.

Moçambique reforça fiscalização na compra de viaturas e imóveis em dinheiro

0
Moçambique reforça fiscalização na compra de viaturas e imóveis em dinheiro

No âmbito do combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, as autoridades moçambicanas anunciaram, que vão intensificar a fiscalização na compra de viaturas e imóveis em numerário.

Paulo Munguambe, director dos Serviços Jurídicos, Estudos e Cooperação do Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFiM), explicou que pretendem preparar uma revisão à lei para incluir limites ao pagamento em numerário, especialmente para bens móveis e imóveis sujeitos a registo, devido aos valores envolvidos. A ideia é intensificar o processo de fiscalização.

Actualmente, não existe legislação específica que estabeleça limites para essas transacções, mas há uma norma em vigor desde 2014, que foi revista em 2023 e já é aplicada pelas instituições financeiras. Munguambe destacou a necessidade de sensibilização para esses sectores não financeiros.

Para pagamentos em numerário, são autorizados valores iguais ou superiores a 250 mil meticais, sendo que valores iguais ou superiores a 750 mil meticais devem ser feitos via transacções electrónicas ou cheques, com as operações comunicadas ao GIFiM.

O GIFiM está a fiscalizar 21 estabelecimentos de venda de viaturas novas, 263 de viaturas usadas e 606 do sector imobiliário que operam no país, com cerca de 20 inspecções realizadas desde finais de Fevereiro.

Moçambique tem aprovado legislações e normas nos últimos meses para apertar o controlo dos movimentos financeiros, como parte da estratégia para saída da lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI). O país entrou na lista cinzenta em 22 de Outubro de 2022, por não ter eliminado deficiências na luta contra o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo.

Manica pretende processar mais de mil toneladas de algodão em 2024

0
Manica pretende processar mais de mil toneladas de algodão em 2024

O governo da província de Manica tem como objectivo processar mais de mil toneladas de algodão caroço em 2024, com planos de comercialização no mercado nacional e internacional. Grande parte desse produto será proveniente do distrito de Guro, onde está localizada a fábrica de processamento.

Segundo Edson Tanga, delegado do Instituto de Algodão e Oleaginosas de Moçambique em Manica, o organismo já recebeu dos produtores mais de 600 toneladas de algodão caroço até o momento.

Nos últimos anos, mais de 47 mil agricultores da região têm investido em culturas de rendimento, como algodão, soja, gergelim e girassol, devido à existência de compradores que pagam preços justos.

No ano passado, o governo aprovou a manutenção dos preços mínimos de algodão caroço, da taxa para descaroçamento e do subsídio ao preço mínimo de compra ao produtor, que vigoraram na campanha de comercialização agrária 2022-23.

O decreto aprovado fixou em 33 meticais por quilo o algodão caroço de primeira qualidade, 23 meticais o quilo para o de segunda e 8 meticais o quilo do descaroçamento. O subsídio ao preço mínimo foi estabelecido em 7 meticais por cada quilograma de algodão caroço de primeira qualidade, e 4,80 meticais para o de segunda qualidade.

Moçambique registou uma queda de 3% na produção de Tantalite em 2023

0
Moçambique registou queda de 3% na produção de Tantalite em 2023

A produção de tantalite, caiu 3% em 2023, ficando abaixo das metas definidas pelo Governo de Moçambique. Tantalite é um mineral formado por nióbio e tântalo, procurado pela sua aplicação na indústria electrónica, devido à resistência ao calor e outras propriedades.

De acordo com dados da execução orçamental de 2023, divulgados pelo Ministério da Economia e Finanças, a produção atingiu, no período em referência, 204,8 toneladas, contra as 244,7 toneladas de 2022.

O documento destaca que, em 2022, o País previa produzir 251,3 toneladas daquele minério, enquanto em 2021 extraiu apenas 178,5 toneladas e em 2020 pouco mais de 209. Contudo, para 2024, Moçambique prevê uma produção de aproximadamente 270 toneladas num ano.

NutriDeal — 26 de Fevereiro a 18 de Março de 2024

0
NutriDeal -- 26 de Fevereiro a 18 de Março de 2024

É empreendedora ou líder de empresa que actua no âmbito dos sistemas alimentares?
É representante de empresa com elevada participação de mulheres, nas suas operações?

Então esta oportunidade é para si!

Estão convidadas ás mPMEs dos sistemas alimentares de todo o país lideradas por mulheres, a inscreverem-se para participarem da 5ª edição do NutriDeal, iniciativa promovida pela SBNMOZ.

O NutriDeal consiste em 3 componentes: capacitação, competição em modelo de Pitch e Dealroom.

No final da capacitação as empresas serão convidadas a apresentarem o seu conceito de negócio em modelo de pitch para um painel que seleccionará as 3 melhores abordagens que terão a oportunidade de ganhar um prémio.

As inscrições são feitas através do seguinte link: : https://lnkd.in/dRmVxt2G até 18 de Março de 2024.

Jornada do Empreendedor — 19 a 21 de Março de 2024

0
Jornada do Empreendedor
Nos dias 19, 20 e 21 de março, vai iniciar a Jornada do Jovem Empreendedor com vista a oferecer ferramentas necessárias para iniciar um negócio.
A jornada terá como Ponto-Chave:
1️⃣Preparar o caminho para iniciar a jornada do empreendedorismo,
2️⃣Dar ferramentas  para qualquer jovem iniciar no mundo dos negócios,
3️⃣Conhecer os caminhos para o crescimento através do empreendedorismo.
Será online e gratuito!
Clica no link da bio e participa!

LAM Lança Novo Serviço Exclusivamente Dedicado ao Transporte de Carga

0

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) inauguraram um novo capítulo na sua operação de 44 anos, lançando o transporte exclusivo de carga em março de 2024, com uma capacidade de 17 toneladas por voo. Este serviço inovador tem como objectivo responder à crescente procura da comunidade empresarial nacional por soluções logísticas eficientes.

É um serviço de transporte há muito esperado, que a partir de março entra em vigor. Fará o transporte exclusivo de carga e estão previstas duas viagens para cada capital provincial, com excepção de Tete, com uma.

Este voo, o único para o efeito até aqui, tem capacidade para voar 3 500 km sem pousar. A sua viabilidade dependerá da aderência do sector privado.

Desvendar Oportunidades

A introdução deste serviço representa uma resposta ágil às necessidades dinâmicas do mercado, permitindo flexibilidade e adaptação contínua. A viabilidade do transporte exclusivo de carga dependerá da adopção e do apoio do sector privado, destacando a importância da colaboração entre as empresas e o governo para o sucesso do projecto. Este lançamento marca um passo significativo na modernização e diversificação dos serviços oferecidos pela LAM, contribuindo para a infraestrutura logística do país e reforçando a sua posição como um centro regional.

Segundo o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Hamilton Alissone ”o sucesso desta nova operação conta com a reação do empresariado e do suporte que este tem. Nesta perspectiva, exortamos a LAM para a prossecução do trabalho em curso de modo atentos aos ajustamentos que o mercado for a exigir. O mercado demandou serviços de transporte rápido de produtos alimentares, medicamentos, material para construção civil, eletrodomésticos e peças de automóveis”.

Implicações e Perspectivas Futuras

O transporte exclusivo de carga abre novas oportunidades para o sector empresarial, permitindo o transporte rápido e eficiente de uma variedade de produtos essenciais, desde alimentos e medicamentos a materiais de construção e peças automóveis. A parceria estratégica com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Catástrofes demonstra o compromisso da LAM com a responsabilidade social e a prestação de assistência em situações de emergência.

Segundo o Diretor da Fly Modern Ark, a aeronave irá agregar valor para o país. ”Este é o primeiro avião de cargas que é introduzido nas Linhas Aéreas de Moçambique. A LAM tem uma longa história no transporte de cargas, mas nunca se dedicou em serviços de cargas aéreas”.

O mercado demanda serviços de transporte rápido de produtos alimentares, medicamentos, material e equipamentos para a construção civil, electrodomésticos, peças de automóveis, entre outros bens. Ao empresariado e demais actores económicos, eis aqui a resposta. Estão criadas as condições que faltavam para o movimento flexível de carga frágil ou rapidamente perecível, incluindo operações de emergência

Construindo um Futuro Sustentável

Para além de impulsionar a economia e promover o desenvolvimento regional, a introdução do transporte exclusivo de carga pela LAM reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a resiliência face aos desafios ambientais e sociais.

Como pontapé de saída, a LAM ofereceu ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres um voucher que permite transportar uma tonelada de produtos para fazer face às vítimas da tempestade tropical Filipo que assola Sofala e o sul do país.

A LAM têm uma longa história no manuseamento de carga, mas nunca teve um lançamento destes no passado e o sucesso deste serviço está baseado na contribuição das empresas, farmacêuticas, comerciantes e da resposta do mercado.

A LAM conta actualmente com outras 11 aeronaves para o transporte de carga, sendo um Boeing 737-700 NG com capacidade de porão para cinco toneladas, três Bombardier Q 400 com capacidade para 1,5 tonelada, três Bombardier CRJ 900 capacidade para 2,5 toneladas, três Embraer 145 capacidade de 1,2 toneladas, um Boeing 777-200 ER capacidade de 04 toneladas.

Saiba mais em: LAM-Cargo

EDM regista danos de 10 milhões de meticais em Inhambane após a passagem da Tempestade

0
EDM regista danos de 10 milhões de meticais em Inhambane após a passagem da Tempestade

A empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) reporta um prejuízo avaliado em 10 milhões de meticais, devido aos estragos provocados pela Tempestade Tropical “Filipo” na sua passagem pela província de Inhambane, informou a Agência de Informação de Moçambique na Sexta-feira, 15 de Março.

Segundo a agência, o temporal derrubou 73 postos de rede de média e baixa tensão, numa extensão de 3,5 quilómetros, deixando cerca de 113 mil clientes da empresa sem energia.

O director da EDM para a Área do Serviço ao Cliente em Inhambane, Fenias Dimande, disse que está a ser feito um investimento para a reposição dos danos causados pela Tempestade “Filipo”. “Continuam alguns trabalhos em Morrumbene. Claro que ainda existem alguns na rede de baixa tensão, mas o trabalho ainda está a decorrer na zona de Ninganinga, onde cerca de 1500 clientes ainda não têm energia”.

A tempestade tropical Filipo entrou no território nacional na Terça-feira (12) a partir do distrito de Inhassoro, província de Inhambane, com ventos entre 90 a 130 quilómetros por hora e acompanhadas de chuvas fortes.

Preços do petróleo registam uma descida no mercado internacional

0
Preços do petróleo registam uma descida no mercado internacional

Os preços do petróleo estão actualmente em baixa nos mercados internacionais, porém, estão a caminho de um ganho semanal de cerca de 4%.

O West Texas Intermediate (WTI), benchmark para o mercado norte-americano, cede 0,15% para 81,14 dólares por barril. Enquanto isso, o Brent do Mar do Norte, crude negociado em Londres e referência para as importações europeias, recua 0,18% para 85,27 dólares.

Este movimento de alta está sendo sustentado por uma revisão optimista por parte da Agência Internacional de Energia das previsões em termos de procura para 2024. Além disso, um inesperado declínio nos stocks de crude nos Estados Unidos também contribuiu para o cenário positivo.

A expectativa é de que a demanda por petróleo continue a crescer à medida que a economia global se recupera. No entanto, a recente escalada de tensões geopolíticas e a incerteza em torno da produção de petróleo em alguns países exportadores também têm impactado os preços.

É importante ressaltar que, apesar da ligeira baixa momentânea, os preços do petróleo estão relativamente altos em comparação com os últimos meses, o que reflete a confiança dos investidores na recuperação económica e na demanda por energia.

Moçambique receberá ajuda de 10 Milhões de euros do Reino Unido

0
Moçambique receberá ajuda de 10 Milhões de euros do Reino Unido

O Reino Unido vai apoiar Moçambique com 670 milhões de meticais (cerca de 10 milhões de euros) adicionais para enfrentar a crise humanitária em Cabo Delgado devido aos ataques terroristas, bem como os impactos negativos dos eventos climáticos extremos, informou a Rádio França Internacional neste Sábado, 16 de Março.

Segundo o órgão, o anúncio foi feito pela alta comissária britânica no país, Helena Lewis, no final de sua visita de três dias à província de Cabo Delgado, revelando que o Reino Unido não está indiferente à situação actual de novos ataques terroristas em distritos como Chiúre.

“Dada esta situação com novas pessoas deslocadas, vamos fornecer mais de 8,3 milhões de libras esterlinas durante os próximos três anos na área de abrigo, saúde mental, e também para a coordenação da comunidade internacional, e numa área muito importante de identidade para refazer e oferecer documentos de identificação para as pessoas deslocadas”, frisou Helena Lewis.

A responsável explicou que este apoio soma-se a outro disponibilizado no ano passado. “Já fornecemos mais de 24 milhões de libras esterlinas (1,9 mil milhões de meticais) para a província de Cabo Delgado em termos de ajuda humanitária não só em resposta aos ataques e para pessoas deslocadas, mas também, por causa dos eventos climáticos”, concluiu Helena Lewis.