O governo pretende no próximo ano expandir o parque industrial do país para o sector da transformação (substituição de importações), com vista a reduzir a importação de bens e produtos de consumo.
O Ministro da Indústria e Comércio Carlos Mesquita considera que uma estratégia robusta do parque industrial, associada a uma ampla mudança do sector informal para o sector formal, poderia também permitir uma maior cobrança de receitas para o Estado.
Carlos Mesquita falava em Maputo esta quarta-feira (15-12) durante o Briefing de Ano Novo na Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).
O presidente do CTA, Agostinho Vuma, em resposta, salientou que o ambiente empresarial tinha sido afectado este ano pela pandemia de Covid-19.
Por sua vez, António Moura, embaixador de Portugal em Moçambique, destacou o sector privado como parceiro estratégico na materialização do programa Mais Emprego do seu país, dirigido aos jovens em Cabo Delgado.
No âmbito desta iniciativa, o governo português prevê até 2024 desembolsar cerca de 4,2 milhões de euros para promover oportunidades de emprego para os jovens em Cabo Delgado.