Segunda-feira, Abril 15, 2024
spot_img

Os lucros chegam, mas será que há evidências no desenvolvimento local?

Nos meses de Novembro e Dezembro de 2023, nos distritos de Ancuabe, Balma, Mocimboa da Praia, Montepuez e na cidade de Pemba, o Instituto para o Desenvolvimento Económico, em parceria com a Universidade de Gotemburgo, realizou um inquérito para compreender o nível de satisfação e os pontos de vista dos moradores locais em relação ao desenvolvimento do distrito. O objectivo era também avaliar os benefícios, a compensação das terras ocupadas e os problemas surgidos nas comunidades devido à instalação da indústria extractiva, com foco no impacto socioeconómico para as comunidades residentes nas áreas circundantes das minas.

Este estudo busca analisar de forma abrangente como a indústria extractiva tem impactado as comunidades locais, desde os benefícios percebidos até os desafios enfrentados. Os resultados deste inquérito fornecerão dados valiosos sobre o impacto da indústria extractiva nas comunidades e poderão orientar políticas e práticas futuras para garantir que o desenvolvimento económico seja equitativo e sustentável para todos os envolvidos.

Total de pessoas inquiridas

O estudo teve uma amostra total de 550 pessoas entrevistadas, e em todos distritos (Ancuabe, Pemba,
Mocímboa da Praia, Montepuez e Pemba) houve maior participação do sexo masculino durante os inquéritos, com percentagem total de 79.09% contra 26.91% do sexo feminino, segundo ilustram os gráficos do estudo.

Análise das condições socioeconómicas das zonas de extração dos recursos
minerais

De acordo com o estudo, os distritos de Ancuabe e Balama, verificou-se que um crescente número de inquiridos que não frequentou nenhum nível de escolaridade, tanto primário e secundário, o que resultou em crescente numero população iletrada. ademais, nos dois distritos, a população depende da prática agrícola de subsistência além do comércio que melhoraria as suas necessidades.

Em relação ao distrito de Montepuez, um número elevado de participantes da pesquisa frequentaram/concluíram o nível Secundário do SNE e são empregados, ou seja, são funcionários
das instituições públicas e privadas.

Por fim, em Pemba, a maioria dos pesquisados possuem a qualificação Pós-Secundária técnica e
são empregados, e segundo eles, a situação económica actual do distrito é razoável, e consideram
a condição de vida actual é boa.

Nível de participação da comunidade nos mega-projectos

Em Ancuabe, do universo dos inquiridos foi possível verificar que grande parte da população tem participado as auscultações publicas e tem domínio das diversas promessas feitas pelos projectos no âmbito da sua implantação.

Em Balama, os dados indicam que a maioria dos pesquisados nunca participou de nenhuma reunião publica do projecto, assim como na elaboração das promessas do Mega-Projecto, e também nunca tiveram audiência pública com governantes o que contribuiu ao fraco registo de questões em beneficio da comunitárias.

Em Mocímboa, as evidencias demonstram que a maioria dos pesquisados nunca participou em reuniões públicas do Mega Projecto, e poucas vezes participaram na elaboração das promessas do Mega-Projecto.

Em Montepuez, a maioria dos pesquisados muitas vezes compareceram em reuniões públicos do projecto, e a maioria destes participaram na elaboração das promessas do Mega Projecto.

No distrito de Pemba, apontaram que 30% da maioria dos envolvidos na pesquisa nunca compareceram na reunião pública com o governo, 36% participarem 1 ou 2 vezes na elaboração das promessas do Mega Projecto e o resto 36% nunca participou, 35% e 42% da maioria dos pesquisados tiveram audiência com governantes e nunca foram registadas suas questões, respetivamente.

Nível de empregabilidade dos mega-projectos

Ancuabe

Resumo:

A pesquisa realizada com um total 550 mostrou que as condições socioeconómicas dos distritos (Balama, Mocímboa, Montepuez e Pemba) são favoráveis, diferentemente da realidade observada no distrito de
Ancuabe.

Diferentemente da população de Balama, Mocímboa da Praia e Pemba, a população de Ancuabe e Montepuez sempre participarem nas reuniões publicas com a indústria extrativa e na elaboração das promessas do Mega Projecto, onde sempre registavam suas questões em beneficio da sua comunidade e, diferentemente dos entrevistados em Ancuabe, os de Montepuez varias vezes tiveram audiências com governantes.

Projecções do estudo por: Instituto para o Desenvolvimento Económico e Social – IDES.

spot_img

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...

Saiba mais sobre os investimentos da Vodacom para a expansão da conectividade para as áreas rurais 

A Vodacom tem como um dos seus objectivos estratégicos,...

Veja aqui as oportunidades de investimento com alto potencial de rentabilidade no país

Moçambique, uma nação cheia de potencial, oferece um mercado...

Conheça as principais inovações do novo Regulamento do Investimento Privado em Moçambique

Foi recentemente aprovado o Decreto nº 8/2024, de 7...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

AMOMIF: Procedimentos incorrectos nas discussões sobre salário mínimo prejudicam IMF

A AMOMIF (Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças) vai participar nas negociações relativas à concertação social e fixação de salário mínimo, que iniciaram, sexta-feira,...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Mono e Mastercard firmam parceria para revolucionar pagamentos digitais em África

A Mono Technologies Nigeria Limited, líder em infra-estrutura bancária...

Rand sul-africano se fortalece antes de dados de inflação dos EUA

O rand sul-africano fortaleceu-se à frente dos dados de...

Parceria entre LAM e TAAG amplia voos entre Moçambique e Angola

A parceria entre as instituições de aviação moçambicana e...

Kenmare Resources prepara-se para aumento na produção após queda no primeiro trimestre

A Kenmare Resources, empresa que explora a mina de...

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...