Terça-feira, Abril 16, 2024
spot_img

Pandemia da Covid-19: Apenas crise ou janela de oportunidades?

A pandemia da Covid-19 está a trazer enormes adversidades para a economia mundial e, em particular, para a economia moçambicana, desde que foi detectado o primeiro caso da doença, em Março de 2020, causando a perda de postos de trabalho, elevando o índice de desemprego e, provocando o encerramento de muitas empresas.
Os sectores do turismo, hotelaria e restauração figuram entre os mais afectados, muito por conta das medidas adoptadas para travar novas infecções pelo vírus.

Mas em meio a tantas perdas, houve também sectores que registaram ganhos estratosféricos, tais são os casos da Saúde ‘Privada’ e o das Confecções, por exemplo, este último que incluiu a cadeia de produção de máscaras, muito necessárias para a contenção da propagação da doença.

A indústria farmacêutica também não se pode queixar, visto que as vendas de álcool e gel dispararam, assim como a venda de outros desinfectantes e medicamentos.

No mercado informal, assiste-se à venda do eucalipto, tido como uma planta eficaz para fazer bafos e descongestionar o sistema respiratório. Aliás, há até empresas que foram criadas para a comercialização desta planta.
Geralmente, as crises, num primeiro momento, criam um sentimento de pânico e incerteza, em relação ao futuro, mas quando favoravelmente vividas podem ser um trampolim para o sucesso e desenvolvimento.

Particularmente, a pandemia do Coronavírus ampliou o espaço de actuação de alguns sectores de actividade, como é o caso das telecomunicações, que reforçou a utilização do Skype, Videochamadas no Whatsapp, e democratizou o conceito de Webinar (web-based-seminar) em plataformas como o Zoom, Microsoft Teams, Youtube ou até mesmo pelo Facebook.

Efectivamente, muitas empresas do ramo das comunicações facturaram com essa inovação, bastante favorecida pela imposição do distanciamento social, que catapultou a realização de eventos pela via digital.

Muitas empresas adoptaram o modelo Home Office que consiste em colocar os colaboradores a trabalharem a partir de casa, tendo relatado resultados positivos, com mais eficiência, menos atrasos e racionalização de recursos, nalguns casos. Entretanto, a adopção deste modelo acarretou algum investimento em material informático, tendo impulsionado os negócios dos vendedores de computadores e os provedores de internet. Quem teve a visão futurística de incrementar o stock e reforçar o marketing, certamente teve razões para sorrir.

Ainda na senda da reinvenção, esta crise favoreceu o uso de canais digitais do sistema financeiro, com os bancos a crescerem nessa componente, com a promoção dos serviços já existentes e a criação de novos.

Enfim, vários são os casos de sucesso, sobre os quais não podemos estar indiferentes, simplesmente porque a pandemia devastou outros sectores.

Qual é o seu negócio? Ele já está nas plataformas digitais? Sabe como contornar o Corona?

Pense no seu negócio, elabore uma estratégia que venda tendo em conta as limitações trazidas pela Covid-19 e continue a trabalhar. Este pode ser o momento de excelência para deixar fluir a criatividade e criar oportunidades e soluções para os vários problemas que surgem. Basta olhar com positividade!

spot_img

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas

Empresas portuguesas utilizam IA para reduzir perdas de água em Maputo

A  LTPlabs e a MAAT, empresas portuguesas,desenvolveram uma solução...

Sasol fortalece desporto em Inhambane através de doações às comunidades de Govuro

A Sasol, entregou equipamento desportivo a 22 equipas do...

Mais cinco empresas aderem ao selo MADE IN MOZAMBIQUE

Mais cinco empresas nacionais, sediadas na capital do país,...

CTA defende a promoção do trabalho digno no sector de segurança privada

A CTA defendeu, na I Sessão Plenária Ordinária da...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

King Levi: “O Projecto ASAS é a nova agulha para a Moda em Moçambique”

Levi Maluvele ou simplesmente King Levi, é um jovem empreendedor, director criativo e CEO da prestigiada agência de moda KLD AGENCY, em Moçambique, e...

Access Bank Mozambique lança iniciativa de sustentabilidade com reaproveitamento de cápsulas de café

O Access Bank Mozambique iniciou um projecto  de sustentabilidade...

Parque Nacional de Maputo recebeu mais de 20 mil turistas em 2023

O Parque Nacional de Maputo, registou em 2023 um...

Banco Mundial e FMI debatem financiamento da resiliência climática em África

Com o início das Reuniões de Primavera do Banco...

Nampula pretende produzir mais de 200 mil toneladas de peixe em cativeiro

O Governo de Nampula projecta um aumento na produção...

Ministro da Indústria e Comércio destaca importância da linha de crédito para a comercialização agrícola

O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, destacou...

Campanha de comercialização agrícola 2024 em Maputo prevê comercialização de 189 Mil toneladas de produtos

O Conselho dos Serviços de Representação do Estado na...