google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Quinta-feira, Julho 3, 2025
spot_img

Pesca impulsiona crescimento do PIB com aumento de 11,36%

O sector das pescas foi o principal responsável pelo crescimento económico de 3,2% registado no primeiro trimestre deste ano. Segundo o relatório do balanço da implementação do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado, aprovado recentemente pelo Conselho de Ministros, a aquacultura industrial teve um desempenho notável, com um aumento superior a 100%, impulsionado pela exportação de produtos como caranguejo e lagosta viva.

De acordo com o documento divulgado no site do Ministério da Economia e Finanças, o crescimento económico de 3,2% está alinhado com a previsão do Executivo de alcançar uma das maiores taxas de crescimento dos últimos cinco anos, estimada em 5,5% para o ano em curso.

O relatório revela que o sector primário foi o principal motor do crescimento, com uma variação de 4,80%, destacando-se o sector das pescas com um crescimento de 11,36%. Seguira-se o ramo da Indústria de Extracção Mineira, com uma variação de 10,41%, e o sector de Agricultura, Pecuária, Caça, Silvicultura e Exploração Florestal, com uma variação de 2,88%.

O impressionante crescimento do sector pesqueiro foi impulsionado pela expansão da aquacultura industrial, que envolve a captura e engorda de caranguejo e lagosta viva em águas marítimas para posterior exportação, além da produção de algas marinhas na província de Nampula.

Enquanto o sector de pesca se destaca como o principal contribuidor para o crescimento do PIB, a indústria extractiva segue como um importante pilar económico, ocupando o segundo lugar no desempenho económico do primeiro trimestre.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...

BdM: Exportações de bens renderam a Moçambique 8,2 mil milhões de dólares em 2024

As vendas de bens realizadas pela economia moçambicana para...