Últimas Notícias

    Moçambique prevê atingir um crescimento de 5,5% do PIB em 2024

    Dezembro 8, 2023

    MEF anuncia criação de 413 mil novos empregos em 2024

    Dezembro 8, 2023

    Riscos fiscais nas receitas do gás: desafios para a estabilidade económica de Moçambique

    Dezembro 8, 2023
    • Português
    • English
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube LinkedIn
    • pt
    • en
    ProfileProfile
    • Início
    • Notícias
    • Eventos
    ProfileProfile
    Home»Logística e Transportes»Porto de Maputo poderá contribuir com 345 milhões de dólares para o PIB
    Logística e Transportes

    Porto de Maputo poderá contribuir com 345 milhões de dólares para o PIB

    Julho 28, 20222 Mins Read
    Facebook LinkedIn Email
    Share
    Facebook LinkedIn

    Segundo o mesmo estudo citado pela Carta de Moçambique, a modernização terá ainda impactos macroeconómicos mais amplos na vertente de receitas fiscais, criação de emprego, rendimento das famílias e fluxos comerciais.

    A fonte a cima citada revela ainda, que o Governo poderá receber anualmente, 79 milhões de dólares em impostos (directos e indirectos) ligados ao projecto, e mais de 526 milhões de dólares adicionais, referentes a impostos associados ao aumento da actividade económica (volume de comércio) resultante da modernização e expansão do porto, sendo que o impacto fiscal será de aproximadamente 605 milhões, em média ao longo do período do projecto.

    A carta escreve ainda que, prevê-se que toda a cadeia de valor contribua com 824 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 5,8% do actual PIB de Moçambique) e 1,2 mil milhões em média anual, para o PIB moçambicano e sul-africano, respectivamente, com 133 mil empregos adicionais a serem sustentados em Moçambique e 67 mil na África do Sul.

    Além disso, espera-se que os investimentos no Porto aumentem o rendimento dos agregados familiares moçambicanos e sul-africanos em 437 milhões de dólares e 777 milhões de dólares, respectivamente.

    O documento salienta ainda que as estimativas acima referidas baseiam-se na actual ineficiência na gestão dos fluxos de carga no posto fronteiriço Lebombo/Ressano Garcia, pelo que se podem obter benefícios adicionais significativos uma vez atenuados os constrangimentos.

    economia MPDC Porto de Maputo Standard Bank
    Share. Facebook LinkedIn Email Telegram WhatsApp

    Artígos Relacionados

    Tráfego ferroviário Moçambique-Zimbábue retoma actividades

    Dezembro 5, 2023

    Global Getaway: Agência Metropolitana de Transportes e Metrobus, unem esforços para transformar o sector de transportes em Maputo

    Novembro 28, 2023

    Directora da Autoridade do Porto de Maputo anuncia planos de expansão e melhorias na eficiência operacional

    Novembro 27, 2023
    ADs
    Últimas Notícias

    Moçambique prevê atingir um crescimento de 5,5% do PIB em 2024

    Dezembro 8, 2023

    MEF anuncia criação de 413 mil novos empregos em 2024

    Dezembro 8, 2023

    Riscos fiscais nas receitas do gás: desafios para a estabilidade económica de Moçambique

    Dezembro 8, 2023

    Sasol reitera o seu compromisso com o desenvolvimento económico e conteúdo local em Moçambique

    Dezembro 8, 2023
    Fique ligado
    • Facebook
    • YouTube
    • LinkedIn
    Últimas Notícias
    • Moçambique prevê atingir um crescimento de 5,5% do PIB em 2024
    • MEF anuncia criação de 413 mil novos empregos em 2024
    • Riscos fiscais nas receitas do gás: desafios para a estabilidade económica de Moçambique
    • Sasol reitera o seu compromisso com o desenvolvimento económico e conteúdo local em Moçambique
    • “Cerca de 63% das pequenas e médias empresas não tem seguro” AIMO.
    Categorias
    Facebook Instagram YouTube LinkedIn
    © 2023 Profile. Designed by Playground.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.