google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Presidente da República exige mais transparência na comercialização de minérios

Durante a inauguração do Laboratório de Geologia do Instituto Nacional de Minas (INAMI) em Maputo, o Presidente da República enfatizou a necessidade de existir mais transparência na comercialização de minérios.

Nyusi ressaltou que a mineração é uma das fontes de receita das exportações moçambicanas e que o sector teve um crescimento significativo, representando 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, em comparação com os 9,8% em 2021 e apenas 1,8% em 2011.

O presidente também mencionou a importância da fiscalização e controle rigoroso da mineração artesanal, destacando que mais de 229 mil pequenos produtores estão activos na área, gerando renda para mais de 800 mil pessoas. O laboratório recém-inaugurado colocará os minérios produzidos em Moçambique dentro dos padrões de qualidade internacional.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, informou que a construção do Laboratório de Geologia custou 190 milhões de meticais (2,76 milhões de euros), enfatizando o compromisso do governo em promover a transparência e o desenvolvimento sustentável do sector mineiro em Moçambique.

Noticias Relacionadas

MRM investe 61 milhões de euros para triplicar capacidade de processamento de rubis

A Montepuez Ruby Mining (MRM), maior produtora de rubis...

Ruby Mining denuncia venda de rubis ilegais aos turistas na cidade de Pemba

A empresa Montepuez Ruby Mining (MRM), que opera no...

Gemfields divulga indicadores de contribuição fiscal das suas operações em Moçambique e Zâmbia

A empresa britânica Gemfields revelou os dados actualizados do...