Quinta-feira, Outubro 24, 2024
spot_img

Presidente da República exige mais transparência na comercialização de minérios

Durante a inauguração do Laboratório de Geologia do Instituto Nacional de Minas (INAMI) em Maputo, o Presidente da República enfatizou a necessidade de existir mais transparência na comercialização de minérios.

Nyusi ressaltou que a mineração é uma das fontes de receita das exportações moçambicanas e que o sector teve um crescimento significativo, representando 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022, em comparação com os 9,8% em 2021 e apenas 1,8% em 2011.

O presidente também mencionou a importância da fiscalização e controle rigoroso da mineração artesanal, destacando que mais de 229 mil pequenos produtores estão activos na área, gerando renda para mais de 800 mil pessoas. O laboratório recém-inaugurado colocará os minérios produzidos em Moçambique dentro dos padrões de qualidade internacional.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, informou que a construção do Laboratório de Geologia custou 190 milhões de meticais (2,76 milhões de euros), enfatizando o compromisso do governo em promover a transparência e o desenvolvimento sustentável do sector mineiro em Moçambique.

Entrevistas Relacionadas

Moatize se prepara para receber a primeira fábrica de ferro do país

O distrito de Moatize, na província de Tete, será...

Moçambique lidera o ranking mundial de maiores projectos e reservas de grafite

Moçambique possui enormes reserva de recursos minerais, entre eles...

Projecto de construção de uma barragem de retenção da Kenmare vai a consulta pública

A mineradora Kenmare, localizada no distrito de Moma, província...

Gemfields: receita de 10,8 milhões de dólares em leilão de esmeraldas e desafios no mercado

A Gemfields, principal accionista da Montepuez Ruby Mining (MRM)...