A produção de gás natural na plataforma flutuante Coral Sul poderá gerar ao país, nos próximos 25 anos, receitas  na ordem dos 19 biliões de dólares, numa média de 750 milhões anualmente.

Estes dados foram avançados por Milissão Milissão, representante do Instituto Nacional de Petróleo (INP), durante a primeira Cimeira de Energia e Indústria de Moçambique.

“Para a materialização deste projecto foram investidos mais ou menos sete biliões de dólares americanos”, disse o representante do Instituto Nacional de Petróleo (INP).

Com a introdução de gás na planta, o Coral Sul FLNG, ou seja, na única plataforma flutuante no mundo a puxar gás de águas profundas, estará, agora, em condições de atingir o seu primeiro carregamento de Gás Natural Liquefeito no segundo semestre deste ano, colocando Moçambique no mapa dos países produtores deste produto energético.

Segundo a ENI e o Governo, “a introdução de hidrocarbonetos ocorre após a conclusão segura e oportuna das actividades de comissionamento em alto mar. A planta FLNG chegou ao local de operação final, nas águas territoriais moçambicanas no início de Janeiro de 2022. A ancoragem e conexão aos 6 poços de produção submarinos foi finalizada em Março e Maio de 2022, respectivamente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui