Sábado, Julho 27, 2024
spot_img

Projecto CaDUP – KAIZEN vai beneficiar um total de 60 empresas até o seu término em 2027

O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público (IPEME, IP), em colaboração com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), realizou o II Comité de Coordenação Conjunta (CCC) do Projecto CaDUP- KAIZEN (Cada Distrito Um Produto, incluindo a componente KAIZEN), na cidade de Maputo.

O evento, reuniu representantes das duas instituições parceiras, bem como empresários e empreendedores dos sectores de agroprocessamento, abastecimento de água, avicultura, ovocultura, artesanato, corte e costura, abrangendo um total de 15 empresas sendo 6 da Província de Manica (que participam virtualmente no evento) e 9 da Zona Metropolitana de Maputo, incluíndo os Distritos de Marracuene, Boane, as Cidades de Maputo e Matola (participam presencialmente).

O II CCC tem como objectivo principal fazer uma avaliação das atividades realizadas até o momento, planificar as acções para o ano de 2024, propôr modificações na Matriz de Concepção do Projeto (PDM), apresentar os resultados alcançados pelas empresas beneficiárias, atribuir certificados aos Formadores PME e as 15 Empresas beneficiárias da fase I.

Durante sua intervenção, a Directora Geral do IPEME, IP, destacou o processo de capacitação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), revelando que das 255 candidatas, 75 foram apuradas para capacitação em planificação estratégica de negócios, das quais 25 receberam assistência na elaboração de planos de negócios, resultando na seleção final de 15 MPMEs modelo, para assistência técnica dedicada e melhoria dos processos produtivos.

Por sua vez, o Representante da JICA, Kazuki Otsuka, enfatizou o compromisso contínuo de apoiar as empresas locais, utilizando recursos locais, tecnologia e incentivando a autoconfiança para desenvolver vantagens competitivas na indústria.

O discurso do Secretário do Ministério da Indústria e Comércio e Presidente do CCC, Jorge Jairoce, ressaltou a importância da industrialização dentro das políticas estratégicas nacionais, destacando o Modelo Integrado de Assistência Técnica e as lições aprendidas ao longo do processo.

O Projecto CaDUP- KAIZEN prevê um total de 4 ciclos até o seu término em 2027, beneficiando um total de 60 empresas, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento industrial local.

Este evento representa um marco importante na promoção do crescimento e fortalecimento das MPMEs em Moçambique, contribuindo significativamente para o desenvolvimento económico do país.  

Entrevistas Relacionadas

Empresa Chinesa Haiyu Mining destina 4,6 milhões de meticais para cooperativa em Angoche

A empresa chinesa Haiyu Mozambique Mining aplicou 4,6 milhões...

Programa DELPAZ capacita jovens em Manica com formação em agro-pecuária

O programa Desenvolvimento Local para a Consolidação da Paz...

Noruega financia projectos de segurança alimentar e educação em Moçambique

Em parceria com o Governo, o Programa Alimentar Mundial...

Zambézia recebe 75 milhões de meticais para apoiar iniciativas de jovens

O Governo de Moçambique, através da Secretaria de Estado...