As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo de 12,2% no primeiro trimestre de 2024, totalizando 73 mil milhões de meticais. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento na arrecadação de impostos.
Segundo o balanço económico e social da execução do Orçamento do Estado de Janeiro a Março, divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças, 90% das receitas arrecadadas correspondem a impostos, totalizando 65,9 mil milhões de meticais.
Este aumento representa aproximadamente 19,3% da previsão anual de receitas para 2024, estimada em 377,9 mil milhões de meticais pelo Executivo.
De acordo com informações da agência Lusa, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de importações e operações internas gerou ao Estado 28,2 mil milhões de meticais no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 14,7% em comparação com o mesmo período de 2023.
Além disso, o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC), pago pelas empresas, registou um aumento significativo, atingindo 15,6 mil milhões de meticais, representando um aumento de 31,8% em relação ao período homólogo.