Domingo, Abril 28, 2024
spot_img

Sector de amêndoas e oleaginosas apresenta crescimento significativo

O sector de amêndoas e oleaginosas vem registando um notável crescimento nos últimos anos, com destaque para a produção global de amêndoas, que aumentou quase seis vezes entre 2013 e 2023, passando de 3343 para 5374 mil toneladas. Esses dados foram divulgados num estudo feito pela Promove Comércio.

Durante esse período, a produção mundial de amêndoas e oleaginosas apresentou uma taxa de crescimento anual composta de 5,8%, resultando em um aumento médio anual de 250,600 toneladas. Em 2023, as amêndoas e as amêndoas representaram 27% e 22% do volume de produção mundial, respectivamente, seguidos de castanha de caju (20%), pistácios (14%) e avelãs (11%). Pinhões, macadâmias, amêndoas do pinheiro e castanha do Pará juntos representaram os restantes 6%.

Além disso, de 2022 para 2023, o valor da produção foi estimado em 32,083 milhões de euros, dos quais o cajú ocupava a maior parte, com 22% (6,962 milhões de euros), seguido das amêndoas, amêndoas e pistácios.

Este crescimento significativo do sector reflete a crescente demanda por produtos de alta qualidade, impulsionado pelo aumento da conscientização dos consumidores sobre os benefícios para a saúde desses alimentos. Espera-se que essa tendência de crescimento continue nos próximos anos, oferecendo oportunidades para os produtores e impulsionando ainda mais a economia global.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique vai aumentar a produção de milho com variedades geneticamente modificadas

O Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) para...

Gaza atrai investimento para produção de arroz

A entrada de novos investidores está a reanimar a...

Agência do Zambeze investe 7,9 milhões de dólares em inovação agrária

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (AdZ)...

Ministro da Indústria e Comércio destaca importância da linha de crédito para a comercialização agrícola

O ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, destacou...