Terça-feira, Maio 7, 2024
spot_img

Sector privado do Quénia busca explorar turismo e energias no país

Em virtude da visita do Presidente do Quénia, William Ruto que, hoje, inicia, os empresários quenianos estiveram reunidos com o sector privado nacional, representado pela Confederação das Associações Económicas (CTA).

O encontro Business-to-Business (B2B) serviu como uma espécie de apresentação de áreas de interesse e de cooperação entre o empresarido das duas partes. Mais especificamente, Jas Bedi referiu que o Quénia já deu passos significativos de geração de energia, sobretudo as limpas ou verdes, no âmbito da sustentabilidade ambiental.

No entanto, com Moçambique, o sector privado queniano procura oportunidades de energia na área do gás natural, uma vez que o país vizinho carece deste recurso, que, no caso interno, está sujeito a grandes projectos de exploração.

“Penso que há muitas oportunidades entre os dois países, a localização dos territórios, também constiui uma potencialidade para o fortalecimneto dos negócios entre Moçambique e Quénia e outros países em volta”, afirmou o represntante dos empresários quenianos.

Prosseguindo, Bedi falou do Porto de Mombança, o maior do leste africano, inclusive dos portos que Moçambique possui, referindo que os dois países podem capitalizar o comércio através destas infraestruturas portuárias.

Do lado de Moçambique, o empresariado moçambicano refere que o sector privado nacional vai usar desta oportunidade para consolidar o intercâmbio com as empresas quenianas nas principais áreas já identificadas.

“Estamos num jogo de igualdade. Temos nossos recursos, por sua vez, eles também os têm, então sentaremos à mesa e alinhar os ganhos recíprocos”, afirmou Vasco Manhiça, vice-Presidente do Conselho Directivo da CTA.

No ano passado, as exportações de Moçambique para o Quénia rondaram em torno de 44 milhões de dólares americanos, o que os empresários consideram ainda pouco e por isso a necessidade de reforçar o comércio entre os dois países.

Amanhã, vai decorrer o fórum de negócios Moçambique-Quénia, sob o lema “Desbloquear o comércio e Potencialidades de Investimento entre Moçambique e Quénia”.

O evento focar-se-á em sectores da indústria manufactureira, agricultura, pescas, infraestruturas, energia e serviços financeiros, entre outras áreas de interesse.

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...