Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Tirupati quer liderar 8% do mercado global de grafite após aquisições em Moçambique

Listada na Bolsa de Valores de Londres, a Tirupati adquiriu dois projectos de grafite nos distritos de Montepuez e Balama da empresa de exploração australiana Battery Minerals Ltd em Abril passado, segundo avança o portal Mining.

A empresa também possui operações de mineração e processamento de grafite em Madagascar, com capacidade para produzir 30 mil toneladas anuais.

As vendas de veículos eléctricos devem aumentar para 14 milhões este ano, ante 10 milhões em 2022, segundo a Agência Internacional de Energia, aumentando a demanda por minerais usados ​​em baterias, como grafite e lítio.

Os dois projectos moçambicanos têm, actualmente, licenças para produzir 158 mil toneladas anuais, mas a produção será alargada à medida que o mercado global for crescendo, afirmou o Presidente Executivo da firma,  Shishir Poddar, acrescentando que a demanda global por grafite deve triplicar para 5 milhões de toneladas até 2030.

“Esta é uma situação muito desafiadora para o desenvolvimento de capacidade. Da nossa parte, chegamos a uma conclusão que nos permite atingir 8% da demanda global como nossa capacidade que desenvolveremos até 2030”, disse Poddar.

A Tirupati também está posicionar-se para beneficiar-se da pressão dos governos ocidentais para reduzir a dependência da China, que actualmente domina o fornecimento global de minerais para baterias,. Actualmente, a empresa vende grafite para os Estados Unidos, Europa, Índia e Japão.

Entrevistas Relacionadas

Ex-Mineiros moçambicanos recebem compensação por doenças ocupacionais

Os ex-mineiros moçambicanos que trabalharam nas minas da África...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Gemfields pagou 35% de suas receitas ao Estado

Em Julho de 2021, a Gemfields, principal accionista da...