Domingo, Maio 19, 2024
spot_img

Índice de robustez empresarial CTA cai no 1º trimestre

O Índice de Robustez Empresarial, produzido pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), foi apresentado em Chimoio, província de Manica, esta quinta-feira (27-04), durante a 12ª Edição do CTA Economic Briefing.

Segundo a CTA, o abrandamento do desempenho das empresas moçambicanas resulta, em parte, da quebra da procura no sector do turismo.

“O período sagrado do Ramadão [mês do jejum muçulmano], o custo dos combustíveis e a subida das taxas de juro continuam a ser os principais fatores a influenciar o desempenho dos negócios”, referiu o vice-presidente da CTA, Vasco Manhiça, no discurso de abertura.

A CTA citou ainda a perda de produção agrícola devido às cheias e o aumento dos custos logísticos e dos encargos bancários, entre outros factores, que contribuíram para o fraco desempenho das empresas do sector privado nos primeiros três meses do ano.

As províncias de Gaza e Inhambane registaram a maior queda, o índice caiu de 29 para 26%. Nampula caiu de 28% para 25%, e a cidade de Maputo de 30,3 para 30%.

As províncias de Tete, Sofala e Manica mantiveram-se nos 29% enquanto a província da Zambézia também não registou variação face ao quarto trimestre do ano passado, mantendo-se nos 25%.

O CTA prevê a continuidade dos desafios no segundo trimestre, já que nem o desempenho das reservas internacionais líquidas nem a demanda por importações oferecem condições para reduzir os juros.

“A recente medida do Banco de Moçambique de reduzir de 100% para 60% a comparticipação na factura de importação de combustíveis e a já anunciada subida dos preços dos combustíveis estão a pressionar os custos das empresas”, sublinha o resumo da CTA.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

Uma Nova Era para o M-Pesa: Salimo Abdula assume a Presidência do Conselho de Administração

A Vodafone M-Pesa celebra seus onze anos de existência...