Wednesday, March 25, 2026
spot_img

Índice de robustez empresarial CTA cai no 1º trimestre

O Índice de Robustez Empresarial, produzido pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), foi apresentado em Chimoio, província de Manica, esta quinta-feira (27-04), durante a 12ª Edição do CTA Economic Briefing.

Segundo a CTA, o abrandamento do desempenho das empresas moçambicanas resulta, em parte, da quebra da procura no sector do turismo.

“O período sagrado do Ramadão [mês do jejum muçulmano], o custo dos combustíveis e a subida das taxas de juro continuam a ser os principais fatores a influenciar o desempenho dos negócios”, referiu o vice-presidente da CTA, Vasco Manhiça, no discurso de abertura.

A CTA citou ainda a perda de produção agrícola devido às cheias e o aumento dos custos logísticos e dos encargos bancários, entre outros factores, que contribuíram para o fraco desempenho das empresas do sector privado nos primeiros três meses do ano.

As províncias de Gaza e Inhambane registaram a maior queda, o índice caiu de 29 para 26%. Nampula caiu de 28% para 25%, e a cidade de Maputo de 30,3 para 30%.

As províncias de Tete, Sofala e Manica mantiveram-se nos 29% enquanto a província da Zambézia também não registou variação face ao quarto trimestre do ano passado, mantendo-se nos 25%.

O CTA prevê a continuidade dos desafios no segundo trimestre, já que nem o desempenho das reservas internacionais líquidas nem a demanda por importações oferecem condições para reduzir os juros.

“A recente medida do Banco de Moçambique de reduzir de 100% para 60% a comparticipação na factura de importação de combustíveis e a já anunciada subida dos preços dos combustíveis estão a pressionar os custos das empresas”, sublinha o resumo da CTA.

Noticias Relacionadas

BM mantém taxa de juro em 9,25% num contexto de incerteza global e pressão interna

O Banco de Moçambique decidiu manter a taxa de...

Inflação anual aumentou para 3,20% em Fevereiro

Moçambique registou, em Fevereiro último, uma subida generalizada de...

Fundo Soberano regista primeiro lucro de USD 210 Mil

O Fundo Soberano de Moçambique registou um lucro superior...

Workshop da EY Moçambique analisa impacto transversal da revisão fiscal na economia

A EY Moçambique, realizou em Maputo, um Workshop sobre...