Quinta-feira, Maio 9, 2024
spot_img

Veja as principais actividades que sustentam o crescimento do PIB em Moçambique

Moçambique, tal como vários países da África, possui uma economia diversificada, impulsionada por vários sectores que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento económico. Neste artigo, vamos conhecer as principais actividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto do país.

A Agricultura é principal actividade económica de Moçambique, empregando cerca de 70% da população activa total e representando 26% do PIB (2023). Existe uma grande variedade de culturas e produtos agrícolas em Moçambique, que segundo a FAO, o país é o 18º maior produtor mundial de mandioca (2022). Os produtos mais cultivados incluem sementes oleaginosas, milho, feijão, arroz e açúcar. 9% do total da população activa trabalha no sector industrial. As exportações minerais importantes incluem alumínio, carvão, minério de ferro, ouro, bauxite, grafite, mármore e tantalite.

Os recentes dados divulgados pelo Banco de Moçambique, revelaram que a indústria extractiva contribuiu com cerca de 1,7 mil milhões de dólares para as exportações referentes ao ano 2022, sendo que os produtos que mais se destacaram foram o carvão mineral, as areias pesadas, gás natural, rubis, safiras e esmeraldas. Actualmente, o sector teve um crescimento significativo, tendo passado de 1,8 do Produto Interno Bruto, em 2011 para perto de 10,6 em 2022.

Exportações:

exportações

Para além dos bens de exportação acima mencionados, a electricidade é uma das exportações mais valiosas de Moçambique. Cahora Bassa é uma das maiores barragens do mundo. 65% da electricidade produzida pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) é exportada para a África do Sul. Os restantes 35% estão divididos entre a energia eléctrica das regiões do norte de Moçambique e a exportação para o Zimbabwe.

Um recurso natural importante encontrado em Moçambique é o gás natural liquefeito (GNL). Empresas energéticas estrangeiras como a ENI, descobriram depósitos significativos de gás natural na Bacia do Rovuma, na costa de Cabo Delgado. Considerando a grande dimensão das reservas de gás, Moçambique tem o potencial de ser um dos maiores mercados de GNL na região subsaariana. Extem três grandes projectos de GNL com investimentos na indústria de GNL de Moçambique. A título de exemplo, em 20222, o país fez a primeira exportação de gás do projecto da Coral Sul, arrecadando milhões de dólares.

Entrevistas Relacionadas

Conheça 5 locais para usar internet gratuitamente em Maputo

Aceder à internet no país tornou-se um desafio desde...

Balança comercial reflecte um aumento nas exportações de gás natural liquefeito (GNL)

Em 2023, o défice da balança comercial reduziu significativamente...

Mercado Cambial Nacional: BCI indica que manteve-se estável

Mercado Cambial Nacional No período compreendido entre 1 e 29...

MMEC 2024: “Programa Energia para Todos” alcança a meta de 530.000 novas ligações

Moçambique marcou um momento histórico durante a 10ª edição...