O Malawi concedeu a licença operacional provisória com duração inicial de seis meses, a African Rail Corporation Limited, para inicio  do transporte ferroviário de combustíveis líquidos, a partir do porto de Nacala, na província de Nampula.

A licença servirá de ensaio, para o ministério dos transportes do Malawi avaliar a eficácia desta empresa nas suas operações, o que culminará com a concessão de uma licença definitiva. A referida empresa, fará a rota ferroviária Nacala-Blantyre-Lilongwe e posteriormente, Beira-Blantyre-Lilongwe.

O presidente executivo e director administrativo da African Rail Corporation Limited, Davies Lanjesi, agradeceu a confiança do governo do Malawi e assegurou que dentro dos seis meses, vai trabalhar em estreita colaboração com o ministério dos transportes em aspectos técnicos.

Utilização do porto de Nacala ajuda a aliviar custos

O início da utilização do porto de Nacala para a importação de combustíveis e mercadoria diversa, ajudará o Malawi a aliviar os custos de transporte, a criar postos de trabalho e trazer a concorrência no negócio de transporte ferroviário dominado actualmente pela Nacala Logistics.

O ministro malawiano dos transportes, Jacob Hara, disse que a aposta pelo sector ferroviário para a importação de combustíveis desde Nacala e Beira, irá aumentar a eficiência no sector dos transportes e fornecerá meios alternativos e competitivos de importação de mercadorias.

O anúncio da concessão de licença para o início da importação de petróleos via linha férrea desde o porto de Nacala, surge em menos de um mês após a assinatura pelo presidente do Malawi Lazarus Chakwera e o seu homólogo moçambicano Filipe Nyusi, de vários acordos comerciais, aquando da visita do estadista malawiano à Maputo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui