Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Dívida pública aumenta 16 biliões de Meticais no primeiro trimestre de 2023

Dois factores concorreram para o aumento da dívida. Por um lado, o Governo endividou-se para pagar outras dívidas e, por outro, fez empréstimos para pagar a despesa pública, com destaque para a de funcionamento (salários e remunerações).

Os dados constam do Relatório da Dívida Pública referente ao primeiro trimestre de 2022 publicado, recentemente, pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF).

De acordo com o documento, dados desagregados no período em referência, o stock da dívida pública externa posicionou-se em 9.9 mil milhões de USD, sendo 5 mil milhões de USD (50%) referentes aos credores multilaterais, 4 mil milhões de USD (41%) aos bilaterais e os restantes 900,00 milhões de USD ao título soberano (EMATUM 2032).

Comparativamente ao quarto trimestre de 2022, o MEF refere que se verificou uma ligeira redução de 133,70 milhões de USD (1,21 %), justificado pelo fraco desembolso por parte de alguns credores bilaterais.

À semelhança do período anterior, o Relatório da Dívida refere que os credores multilaterais com maior peso no stock da dívida mantiveram-se inalteráveis com destaque para o Banco Mundial (30%), Fundo Africano de Desenvolvimento (9%,) ocupando as primeiras duas posições e os restantes credores apresentaram valores percentuais abaixo dos 6 por cento.

Relativamente aos credores bilaterais, a fonte refere que a China, Portugal e Japão mantiveram também as suas posições em termos de peso, continuando o stock da dívida junto destes países a representar 16%, 5% e 4%, respectivamente.

“No período em análise, o valor total do serviço da dívida pública externa situou-se em 213,23 milhões de dólares, sendo 146,09 milhões de dólares correspondentes à amortização do Capital e 66,59 milhões de dólares ao pagamento de Juros, o que representa uma redução de 64% (377,28 milhões de dólares), em relação ao IV trimestre de 2022, e um incremento nominal de 71,27 milhões de dólares, o correspondente a uma variação de 50.2% em relação ao período homólogo”, lê-se no informe trimestral sobre dívida pública.

Já o stock da dívida pública interna no primeiro trimestre de 2023 situou-se em 306.5 mil milhões de Meticais (pouco mais de 4 mil milhões de USD) dos quais 151 milhões mil de meticais (49%) relativos a Financiamento ao Orçamento do Estado e Reestruturação e Consolidação.

Destaca-se também 82.9 mil milhões de Meticais (27%) referentes a outros componentes (Banco Central, Reestruturação e Consolidação e Financiamento Bancário), entre outros factores arrolados percentualmente.

 

 

 

 

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...