De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Moçambique-Itália (CCMI), Simone Santi, a deslocação de empresários nacionais enquadra-se numa iniciativa desenvolvida pela Confederação das Associações Económicas (CTA), em parceria com a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX) e a CCMI.
“Esperamos que os empresários estejam presentes e se inscrevam para participar nos eventos de Outubro de 2023. Partiremos entre os dias 24 e 25 para Itália, onde vamos participar na feira mais importante de oil&gas e teremos a oportunidade de participar em encontros bilaterais entre empresas italianas e moçambicanas, nos quais serão apresentadas oportunidades de investimento em Moçambique”, afirmou a fonte.
Segundo Simone Santi, no dia 26 de Outubro, terá lugar na cidade de Milão o Fórum Empresarial Itália-Moçambique, no qual serão debatidos vários temas, com destaque para a energia, logística, agricultura e infra-estrutura, acrescentando que o evento será suportado pela embaixada moçambicana em Itália e pela petrolífera Eni.
Depois seguir-se-á para França, onde haverá um encontro organizado em Paris pela TotalEnergies. As agendas têm o potencial de estimular o sector da energia no país, segundo o entendimento da Câmara de Comércio Moçambique-Itália.