Sexta-feira, Setembro 13, 2024
spot_img

EUA garante continuar a prestar apoio a Moçambique

A garantia resulta do encontro bilateral que Nyusi manteve com a directora-geral de operações do Banco Mundial, Anna Bjerde, à margem da semana de alto nível da 78.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, uma reunião que também serviu para avaliar o estágio de cooperação, refere uma nota publicada no Facebook do Chefe do Estado.

“Interagimos sobre diversos assuntos relacionados com a cooperação bilateral, mas mais concretamente nas áreas como resiliência, construção e expansão de infra-estruturas e saúde”, afirmou o dirigente.

Nyusi apresentou a visão de Moçambique sobre a educação e o empoderamento da mulher e rapariga, uma abordagem que foi prontamente apreciada pelo Banco Mundial, que encoraja o Governo a assim prosseguir.

Os Estados Unidos da América (EUA) é um dos importantes parceiros com que o país conta desde o advento e depois da independéncia de Moçambique. Para além do Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a Millennium Challenge Corporation (MCC) são algumas das instituições pelos quais os EUA tem vindo a ajudar Moçambique a efrentar alguns dos seus planos de desenvolvimento  sócio-económico.

A propósito, muito recentemete, o conselho de administração da Millennium Challenge Corporation (MCC) aprovou o programa de 500 milhões de dólares para o Pacto de Conectividade e Resiliência Costeira de Moçambique, que abrange províncias do centro e norte do país.

O pacote tem o potencial de concretizar a construção de infraestruturas públicas reislientes a impactos dos eventos climáticos, tais como pontes, estradas e o desenvolvimento de projectos agrícolas.

 

 

Entrevistas Relacionadas

Omar Mithá lidera o Conselho Consultivo de Investimento do Fundo Soberano

Omar Mithá, actual PCA do Banco Nacional de Investimentos...

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...