No ambiente altamente competitivo e desafiador da banca Corporativa e Comercial, o Banco tem consolidado uma posição centrada no Cliente, apostando fortemente nos seus pontos fortes e em parcerias locais.

Com um crescimento na sua base de activos superior a 20%, observado nos últimos 12 meses, o Banco está lançado em um percurso ascendente de dois dígitos, ao longo dos próximos 3 a 5 anos.

Agilidade assente na experiência internacional

“No contexto de uma economia em franco crescimento, como a nossa, acreditamos haver oportunidades para todos os intervenientes da indústria financeira se estes procurarem alavancar os seus pontos fortes e capacidades e, acima de tudo, se encararem o Cliente como o seu foco principal”, sublinha Janine.

Como marca em crescimento, a força do FNB Moçambique reside na sua dimensão, na experiência e no apoio de um grupo maior, cujas soluções são adaptadas às necessidades específicas do mercado local.

“Convém lembrar que, por sermos uma instituição relativamente jovem e de dimensão reduzida, os nossos Clientes podem contar com uma proximidade, sem paralelo, no que toca à atenção individual da nossa liderança, reflectida nos serviços de que beneficiam nas suas contas Corporativas e Comerciais”, assinalou Jaime.

Sobre a solidez da Instituição, “naturalmente,  sermos considerados um Banco cada vez mais relevante no mercado enche-nos de orgulho, assim como a força, influência e suporte que temos do Grupo FirstRand, uma presença de peso no continente africano. Adicionalmente, consideramos estar equipados com as ferramentas necessárias para apoiar os nossos Clientes com soluções que nos permitem crescer juntos. A nossa aspiração em criar uma cultura que encoraja o pensamento inovador assim como as pesquisas e análises de dados globais e regionais que levamos a cabo comprovam-no”, reforçou.

Com efeito, o investimento em especialização de topo, a atracção de novas competências e o encorajamento do auto-desenvolvimento e crescimento são valências bastante críticas na relação e parcerias do Banco com os seus Clientes.  “O ambiente, o desenvolvimento social e a governação (ESG) são um foco e uma exigência fundamentais em todos os sectores e indústrias, ansiamos por trazer esta abordagem nas nossas transacções no mercado moçambicano, com o apoio da experiência do nosso Grupo.”, afirmou Janine.

Priorizar parcerias e pessoas locais

É importante salientar que, enquanto intervenientes em rápido crescimento, o FNBM valoriza a considerável carteira de clientes desenvolvida em um curto espaço de tempo. “Continuamos a cultivar parcerias com clientes, agentes da indústria e prestadores de serviços locais com o intuito de disponibilizar serviços bancários empresariais e comerciais, únicos em Moçambique. É importante entender que apostamos fortemente na nossa posição no mercado através de uma abordagem sectorial e industrial direccionada, não tentando ser tudo para todos. Para nós, faz mais sentido desenvolver  relações empresariais e intra-empresariais com propostas e estratégias de valor focadas em sectores-chave  como a Agricultura, Logística e Indústrias Diversificadas, incluindo a  Petróleo e Gás downstream”, esclarece a Directora de CCIB, Janine Goosen.

Paralelamente, e com vista a apoiar a economia e as empresas nacionais, o Banco procura estar próximo de toda a cadeia de valor das empresas com as quais trabalha, de forma a apoiar os seus colaboradores, fornecedores, empreiteiros e clientes, o que é notório no seu modelo de relacionamento centrado no cliente.

“Importa relembrar que, considerando a nossa agilidade e ligação a uma rede global, estamos em condições de disponibilizar acesso a serviços bancários de vanguarda, sustentados por conhecimentos testados e aplicados. O nosso percurso em sentido ascendente fala por si: estamos empenhados em investir em Moçambique. Esperamos crescer lado a lado com os nossos Parceiros e Clientes, actuais e futuros, neste mercado com elevado potencial.” conclui Janine Goosen.

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