Quinta-feira, Setembro 12, 2024
spot_img

Garantida cooperação entre Moçambique e República Checa

No balanço da visita ao território da Europa Central, Nyusi afirmou que a missão presidencial foi produtiva, a avaliar pelas portunidades de identificação de várias áreas de cooperação como, por exemplo, saúde, transportes, infra-estruturas e energia.

Na saúde, Moçambique espera receber da República Checa apoio que vai desde a digitalização até à formação de médicos especialistas, conforme avançou no balanço, o titular da pasta, Armindo Tiago.

Por sua vez, o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, aponta o transporte público, segurança rodoviária, gestão de corredores e aviação como os domínios em torno dos quais também vai decorrer a cooperação checo-moçambicana.

Igualmente, Moçambique aproveitou falar das potencialidades económicas de que o país dispõe, incluindo as medidas que tem vindo a adoptar para a melhoria do ambiente de negócios no território nacional.

A visita de Filipe Nyusi à República Checa decorreu em dois dias e para além da agenda diplomática, o dirigente, que se fez acompanhar de ministros de algumas áreas e outras insttituições económicas, também manteve encontro com a comunidade moçambicana residente em Praga, capital checa ou em outras cidades locais.

Entrevistas Relacionadas

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

Moçambique recebe parte dos USD 50 mil milhões disponibilizados pela China para África

Moçambique esta na lista dos 54 países de África...

HOLLARD renova apoio à Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital Humano

A Hollard Health reafirma o seu compromisso com a...