Sábado, Maio 18, 2024
spot_img

Há fragilidades na gestão das finanças públicas no país, diz Banco Mundial

Denominado “Lições de Uma História de Sucesso Que se Desviou”, o relatório, elaborado pelo Grupo de Avaliação Independente do BM e pelo Centro Internacional de Crescimento, aponta que as dívidas ocultas e a corrupção ligada às instituições públicas e aos grupos políticos de elevado estatuto são a principal causa da desaceleração económica acentuada.

“A gestão inadequada das finanças públicas, aliada à escassa capacidade de gerir a dívida, a má gestão do investimento público e a baixa monitorização do sector extractivo e de hidrocarbonetos são alguns dos aspectos que contribuem para a utilização ineficaz dos recursos e retardam o desenvolvimento”, afirma a instituição, que sublinha que Moçambique ainda sofre de necessidades de primeira ordem.

De acordo com o BM, na última década, em Moçambique, não se registaram melhorias significativas, principalmente na componente agrícola, devido à ausência de tecnologia moderna, infra-estruturas, acesso aos mercados e ainda por causa da gestão inadequada dos recursos naturais e da desflorestação.

“Num contexto caracterizado pela corrupção e instituições públicas geridas em benefício de grupos de elevado estatuto, as soluções técnicas para a gestão das finanças e dívida pública têm pouca probabilidade de alcançar os resultados desejados”, clarificou.

Para colmatar as situações descrita, o documento avança algumas orientações e refere que devem ser feitos diagnósticos centrais, para dar lugar à identificação e priorização das reformas, apostando em iniciativas coordenadas e transparentes.

 

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...