Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

IMOPETRO- Não há Ruptura de Stock” de Combustíveis no País

A cidade de Quelimane, província da Zambézia, registou escassez de combustível pouco antes do Natal, assim como a cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, e, mais recentemente, a cidade de Nampula, província com o mesmo nome.

De acordo com a explicação do porta-voz da IMOPETRO, Miceles Miambo, citado pelo jornal O País, o problema está relacionado com questões operacionais, frisando que os recentes episódios de falta de combustíveis em alguns postos de abastecimento das três cidades referenciadas não têm relação com o stock do produto.

“O produto, quando é descarregado no tanque, deve ficar um certo tempo para assentar, para se fazerem os devidos testes. Depois, há a questão das obrigações aduaneiras para libertar o mesmo produto, que ocorre quando as distribuidoras vão carregar nesses terminais, que são as saídas desses produtos. Não temos nenhum problema, em termos humanos, para garantir que este serviço ocorra nas perfeitas condições. Por isso, esta demora ficou resolvida em menos de 24 horas no caso de Quelimane”, detalhou Miambo.

Segundo a fonte, a escassez registada na Zambézia foi também influenciada pelo facto de o combustível consumido na província ter de ser transportado em camiões a partir dos portos de Maputo e/ou da Beira.

A questão de Nampula já está acautelada e resolvida, e é mesmo uma questão operacional. É a distribuição do produto. Mas nós temos combustível suficiente em todos os portos, não só em Nacala, mas a nível nacional. Inclusive, nalguns portos, há navios à espera, porque não temos capacidade suficiente para os receber”, tranquilizou o Porta Voz.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...