Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Millennium Bim de volta a Palma dois anos após ataque terrorista

O  referido ataque levou a gigante petrolífera francesa TotalEnergies a declarar  “força maior”, ao suspender as obras do projecto bilionário para a produção de Gás Natural Liquefeito (GNL) ao largo da costa de Cabo Delgado.

A cerimónia de inauguração foi dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que se encontrava de visita na província do extremo norte de país e possuidora de uma das maiores reservas de gás natural do mundo, na Bacia do Rovuma.

“É com muita alegria e com a esperança de um futuro promissor que vimos testemunhar a reabertura do balcão do Millenium bim, cuja actividade foi interrompida por um inimigo cobarde e sem rosto”, disse Nyusi.

Para Nyusi, o regresso do Millenium Bim à Palma é testemunho da determinação e coragem daquela instituição financeira que traz de volta o sonho dos cerca de 43 mil habitantes residentes no distrito.

Também confere, ao seu ver, uma maior credibilidade as boas perspectivas económicas de Palma e toda a região contígua. Aliás, com o banco a funcionar os residentes deixam de acumular poupanças dentro de casa, com o risco de perda ou ainda percorrer longas distancias com avultadas somas de dinheiro a busca do banco mais próximo.

“Não vacilaremos para defender esta parcela do nosso país”, advertiu o estadista moçambicano, para acrescentar que “tudo faremos para garantir a estabilidade e a paz em todos os distritos e ligações entre os distritos de Palma, Mocímboa, Macomia, Nangade, Muidumbe e Quissanga”.

O Presidente da República reconhece, no entanto, que ainda prevalecem desafios que visam dificultar “a penetração e acção dos inimigos do desenvolvimento do país”.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...