Terça-feira, Maio 7, 2024
spot_img

Moçambique canalizou 29,5 milhões de euros na primeira emissão de obrigações do tesouro de 2024

A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) anunciou hoje que o Estado moçambicano captou com sucesso 2 mil milhões de meticais (equivalente a 29,5 milhões de euros) na sua primeira emissão de Obrigações do Tesouro (OT) de 2024.

Segundo a BVM, a procura global pela emissão atingiu 2,7 mil milhões de meticais (cerca de 38,8 milhões de euros), resultando numa relação procura/oferta de 123,61%. As propostas dos Operadores Especializados em Obrigações do Tesouro reflectiram uma taxa mínima de 17,25% e uma máxima de 21%, com uma maturidade de cinco anos.

Os dados compilados pela Bolsa de Valores de Moçambique revelam que, ao longo de 2023, foram realizadas 14 emissões de Obrigações do Tesouro, incluindo reaberturas de emissões programadas. Estas emissões tinham maturidades de até dez anos e apresentavam juros variando entre 17% e 19%. Este esforço resultou no uso de aproximadamente 80% do limite legal de endividamento por Obrigações do Tesouro.

Anteriormente, o Governo moçambicano aprovou a Estratégia de Gestão da Dívida Pública 2023-26, que visa orientar as opções de endividamento nos próximos anos. O objectivo é “restringir os limites para os indicadores de sustentabilidade da dívida na contratação de créditos”, conforme declarado pelas autoridades.

A bem-sucedida emissão de Obrigações do Tesouro reflete a confiança dos investidores no mercado moçambicano e a capacidade do governo de cumprir as suas obrigações financeiras. Este movimento também oferece uma oportunidade para o Estado financiar os seus projectos e programas de desenvolvimento, contribuindo assim para o crescimento económico do país.

Entrevistas Relacionadas

Taxa de juros de referência vai descer para 22,30 em Maio

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou nesta Quarta-feira...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...