Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Porto de Maputo gere terminal de cabotagem

O Terminal de Cabotagem de Maputo (TCM) será agora gerido pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), na capital moçambicana, como parte de um acordo de fusão entre as duas empresas.

Conforme o anúncio, a fusão será feita por meio da incorporação do Terminal de Cabotagem de Maputo na MPDC, levando à extinção da primeira entidade.

O TCM possui um cais com aproximadamente 300 metros de comprimento e uma área de 6200 metros quadrados, com três pontos de atracação, permitindo simultaneamente acomodar três navios. Além disso, dispõe de um espaço de armazenamento ao ar livre com 20.000 metros quadrados e outro coberto com 5000 metros quadrados, composto por três armazéns.Esta instalação tem uma capacidade instalada para manusear 500.000 toneladas por ano.

Por sua vez, o Porto de Maputo abrange terminais de pesca, carga geral, carvão, frutas, açúcar, contentores, aço e tanques de melaço, totalizando 3876 metros de comprimento. O cais para minérios inclui terminais de carvão, petróleo, cereais e alumínio, com um comprimento total de 865 metros.

As partes também esclarecem que, uma vez que a MPDC é detentora de todo o capital social do Terminal de Cabotagem de Maputo, o projecto de fusão não será submetido à aprovação dos accionistas das empresas participantes, conforme estipulado no Código Comercial.

Entrevistas Relacionadas

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...