Sábado, Abril 27, 2024
spot_img

Ranking dos CEOs moçambicanos mais mediáticos em 2023

A CARMA divulgou recentemente um estudo sobre os CEOs moçambicanos mais mediáticos em 2023. Esta análise baseia-se nos resultados recolhidos entre 1 de janeiro e 30 de setembro de 2023. Foram contabilizadas 13 581 notícias publicadas em imprensa e online.

Pretende-se com esta análise perceber, de forma breve, quais os vectores de reputação mais vincados na comunicação relativa a cada um dos CEOs e consequentemente associados à empresa que representam.

Para efeitos de análise qualitativa foram considerados apenas os artigos publicados em imprensa escrita. A lista de CEOs, a analisar foi elaborada com base no Estudo das 100 Maiores Empresas de Moçambique em 2022, elaborado pela KPMG. Dessa lista de 100 empresas foram considerados os 10 CEOs/PCAs/PCEs/Directores Executivos com maior volume de artigos publicados em imprensa e online.

Os nomes que compõem o top 10 e que foram alvo de análise são: João Martins, Marcelino Gildo Alberto, Manuel Soares, Bernardo Aparício, Tomás Matola, Pedro Carvalho, Francisco Costa, Boavida Muhambe, Osório Lucas, Salimo Abdula.

João Martins CEO do Millennium Bim é uma estreia no ranking e figura no topo da tabela em volume de artigos. No entanto, ocupa a sétima posição do ranking de favorabilidade (65,1). Iniciou funções enquanto CEO em Abril de 2023 substituindo José Reino da Costa.

Marcelino Gildo Alberto PCA da EDM, transita do topo da tabela em 2022 em volume de artigos, passando para a segunda posição em 2023. Ocupa a sexta posição do ranking de favorabilidade (65,89), mantendo um índice de favorabilidade idêntico ao de 2022.

Manuel Soares CEO do Moza Banco é o terceiro CEO com maior visibilidade, e o oitavo no índice de favorabilidade (63,8), entrando num registo muito positivo.

Bernardo Aparício CEO do Standard Bank surge como o quarto CEO em volume de notícias. No índice de favorabilidade é o penúltimo do ranking (62,4). O volume de artigos deste CEO subiu e o índice de favorabilidade desceu em relação a 2022.

Tomás Matola CEO do BNI transitou para a liderança da HCB no início do mês de maio. Ocupa a quinta posição em volume de artigos e a terceira posição no índice de favorabilidade (68,8), altamente positivo.

Refira-se que, foram considerados para análise qualitativa todas as notícias com referência direta aos CEOs/PCAs/PCEs/Directores Executivos listados e publicados em meios de imprensa escrita. Todos os artigos foram analisados na perspectiva do CEO e de todo o conteúdo que lhe seja referente.

Sobre a CARMA

A CARMA é líder mundial em Media Intelligence e presta serviços de monitorização e análise de informação em todas as formas de media tradicional e redes sociais.

Combina tecnologia de ponta com o expertise das suas equipas para recolher conteúdos mediáticos e fornecer aos clientes análises capazes de os ajudarem a levar o negócio para o próximo nível.

Há mais de três décadas que a CARMA ajuda as organizações a potenciar o Media Intelligence, de forma a que estas consigam compreender o disruptivo mundo dos media e que possam agir estrategicamente, evitando dados sem utilidade e sem qualquer significado, e possibilitando a descoberta de insights relevantes para agilizar a tomada de decisões e criar Valor para o seu negócio.

Leia o estudo na íntegra em: https://7328329.fs1.hubspotusercontentna1.net/hubfs/7328329/CARMA%20MZ%20%20CEO%20Media%20Report%202023.pdf

Entrevistas Relacionadas

Saiba como funcionam os acordos de dupla tributação

Acordos de Dupla TributaçãoOs Acordos de Dupla Tributação...

Que riscos devem ser monitorados nas finanças públicas?

Monitorar os riscos das finanças públicas para garantir a...

Perspectivas económicas mundiais para 2024 e 2025 na visão do FMI

A recuperação global é constante, mas lenta e difere...

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...