Sexta-feira, Abril 26, 2024
spot_img

Sector privado promove intercâmbio entre empresários moçambicanos e franceses

A intensão foi manifestada durante a visita que o Embaixador da França, Yann Pradeau, efectuou a CTA, no âmbito da realização do Fórum de Negócios Moçambique – França, a ter lugar em Maputo, nos dias 24 e 25 de Abril do ano em curso, com o objectivo de promover as oportunidades de negócios, de investimentos e parcerias entre empresários moçambicanos e das Ilhas Reunião e Mayotte e da França continental.

A CTA e a Embaixada da França querem usar da oportunidade do fórum de negócios para impulsionar a posição do empresariado francês como preferencial para a prossecução da agenda económica do país.

No encontro, a CTA enalteceu o papel da França no apoio ao desenvolvimento de Moçambique, através do financiamento a diversos programas sociais, económicos e culturais, tendo destacado a sua intervenção na emergente indústria do petróleo e gás e o impacto que se espera que tenha sobre a economia nacional e, particularmente, sobre as ligações com as PMEs e consequente agregação de valor e transferência de know how;
As partes acordaram a realização de missões empresariais e diversos outros fóruns de negócios que aproximem ainda mais os sectores empresariais dos dois países.
O Embaixador da França referiu que as relações comerciais entre Moçambique e França ainda são insignificantes, embora exista potencial para sua alavancagem. O Fórum de Negócios abrange todos os sectores económicos, com destaque para o Agronegócios e Pesca, Transporte e Logística, Saúde, Petróleo e Gás, Energias Renováveis/Eletricidade, Gestão de Resíduos, Turismo, Finanças, entre outros.
Para além de encontros de negócios multissectoriais (Business Matchmaking/Dating) para desenvolver intercâmbios entre o sector público e empresas moçambicanas e o sector público e empresas francesas, está prevista a assinatura de memorandos de entendimento entre instituições da França e de Moçambique. Os investidores franceses estão interessados em projectos greenfield ou brownfield e desenvolver programas de formação e de assistência técnica.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...